The film and the file: context and design of the documentary "Sobral no plural"

Authors

  • Nilson Almino de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Paulo Passos de Oliveira Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.33480

Abstract

This article discusses the concept of aesthetics in the documentary "Sobral no Plural," presented at the Second Visualidades in November 2010 - event organized by Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) as a way to encourage the production of videos and exhibitions that combine image and research. From a practical activity already performed by the authors of this paper, the aim is to discuss the conception of documentary and the false opposition between real and imagination that drives some insight into this type of imaging technique. We also intend to discuss how they documents of an audiovisual file should be used; proposal from the Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome/UVA.

Keywords: Documentary, technical image, document

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Author Biographies

Nilson Almino de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor da área de Antropologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/Sobral-CE, Coordenador do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - LABOME, Coordenador do Programa de extensão Visualidades, Professor do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA - MAG, Pesquisador Associado do Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Passos de Oliveira, Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.

É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo - Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha, RJ/1994) -, tecnólogo em Cinema pela Universidade Gama Filho (UGF, RJ/2007) e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, RJ/1998) com a dissertação O Cinema Brasileiro e a Pós-Modernidade: uma questão histórica, sob orientação da profª dra. Consuelo da Luz Lins. É professor universitário desde 1999, tendo ministrado aulas nos estados do Rio de Janeiro e do Ceará. Foi, por duas vezes, através de concurso público, professor substituto da cadeira de Antropologia no Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE), e ministra a disciplina Estudos Sociológicos e Antropológicos na Faculdade Luciano Feijão (FLF), instituições de ensino superior localizadas em Sobral (CE). Coordena, juntamente com o prof. dr. Nilson Almino de Feitas e com a profª Regina Raick, o evento Visualidades, vinculado ao Laboratório das Memória e das Práticas Cotidianas (Labome) do Curso de Ciências Sociais da UVA. É documentarista. Seu último filme, produzido com recursos da UVA, é Sobral no Plural, escrito, produzido e dirigido em parceria com o prof. Nilson Freitas, em outubro de 2010. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades da Região Norte do Estado do Ceará (Gepecce) - UVA -, cadastrado no CNPq. Foi jornalista, redator e radialista. Na academia, tem experiência nas áreas de Teoria da Comunicação e Cinema, com ênfase em Antropologia e Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, pós-modernidade e documentários (em especial o brasileiro).

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Published

2015-12-22

How to Cite

FREITAS, N. A. de; OLIVEIRA, P. P. de. The film and the file: context and design of the documentary "Sobral no plural". Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/vis.v13i1.33480. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/33480. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

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Articles