A ironia do realismo socialista: a Sots Art como um primeiro estágio do pós-modernismo russo
Palavras-chave:
sots art, realismo socialista, arte soviética, literatura russa, pós-modernismoResumo
A arte socialista, conhecida pela expressão sintética Sots Art, é um movimento artístico derivado do realismo socialista do final da década de 1950. O termo foi usado pela primeira vez em 1972 pelos artistas Vitaly Komar e Alexander Melamid para definir a novíssima Arte Pop russa como alternativa ao Pop estadunidense. A Sots Art é uma expressão irônica ao opressivo realismo socialista e, portanto, aborda alegoricamente o totalitarismo soviético usando típicos discursos soviéticos. A Sots relaciona-se profundamente com o Conceitualismo de Moscou, ou seja, compartilha questões similares e, por isso, é frequentemente associada a ele. Podemos dizer, certamente, que ambos compartilham as mesmas visões sobre a arte como a busca por destruir o seu sentido clássico e a criação de uma nova forma de expressão artística. A Sots Art está, também, intimamente relacionada ao pós-modernismo, não apenas em termos de sentido, mas também tecnicamente. O movimento recorre a técnicas valorizadas pelo pós-modernismo como desconstrução, intertextualidade, e outros dispositivos retóricos, para divulgar suas ideias e afirmar-se. Nesse sentido, a Sots é considerada um componente essencial do conceitualismo e do pós-modernismo russos. Considerando que os discursos soviéticos desempenharam um papel crucial na memória da sociedade soviética, os artistas Sots apropriaram-se de sua linguagem simples, embora pitoresca, e converteram-na em uma arte antissoviética, usando os slogans e as expressões inerentes a tais discursos. Enquanto movimento artístico, a Sots Art tende a reconsiderar e a reavaliar o passado soviético por meio da (des)familiarização e do estranhamento dos clichês socialistas. Os reflexos desse estranhamento podem ser vistos tanto na arte quanto na literatura, especialmente nos trabalhos de Ilya Kabakov, Erik Bulatov, Dmitri Prigov, Lev Rubinstein e Vladimir Sorokin. A história do movimento Sots Art, seus mecanismos e correlação com o pós-modernismo russo são examinados e discutidos neste artigo.
Downloads
Referências
ALEXANDER Kosolapov on his project “Lenin-Coca-Cola”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ixrQ1CIavSQ>. Acesso em: 26 abr. 2017.
BALINA, M. Endquote: Sots-art literature and Soviet grand style. Evanston: Northwestern University Press, 2000.
BIOGRAFIYA Kazimira Malevicha. Disponível em: <http://www.kazmalevich.info/malevitch/biografiyakazimiramalevitcha.html>. Acesso em: 06 maio 2017.
BULATOV, E. Chto Takoe konseptualnoe iskusstvo? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pHSUACZPRWA>. Acesso em: 09 maio 2017.
DANILOVA, A. V. Sovetskiy muzikalnıy mif i estetika Sots-arta v tvorchestve E. Denisova, Problemy sovremennoy nauki i obrazovaniya, n. 4, v. 34, p. 157-159, 2015.
DZHANYAN, N. L. Buldozernaya vystavka: Kommunikatsiya po povodu svobody, Teoriya i praktika obschestvennogo razvitiya, n. 8, p. 114-116, 2011.
EPSTEIN, M. N. Postmodern v Rossii: literatura i teoriya. Moscou: LIA Elinina, 2000.
GROYS, B. Fotografiya v kontekste teksta. Disponível em: <https://pub.uni-bielefeld.de/download/2305017/2305036>. Acesso em 12 jun. 2017.
JITENEV. A.A. “Bumazhnaya” estetika Moskovskogo konseptualizma. Vestnik Permskogo Universiteta, Rossiyskaya i zarubezhnaya filologiya, n. 1, v. 13, p.77-82, 2011.
KURITSYN. V. N. Russkiy literaturnıy postmodernizm. Moscou: OGI, 2001.
OTYYETS Sots-arta. Melamid bez Komara. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G0kwruGlffo>. Acesso em 16 abr. 2017.
Putina ne vypustili iz rossii. Meta novosti. Disponível em: <http://news.meta.ua/archive/31.05.07/cluster:6526602-Putina-ne?vypustili-iz-Rossii/>. Acesso em 05 maio 2017.
STANGOS. N. Concepts of Modern Art: from Fauvism to Postmodernism. USA: Thames & Hudson, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.