Relações de gênero em livros didáticos indicados ao PNLD 2022 Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v21.72336

Palavras-chave:

Infância, Gênero, Imagens, Livro didático, Educação Infantil

Resumo

O artigo analisa imagens de meninas e meninos em obras indicadas para Pré-escola, aprovadas pelo PNLD 2022. Amparado pela teoria de gênero na perspectiva de Joan Scott, e nas contribuições críticas de Alain Choppin sobre o livro didático, o texto discute a representatividade numérica em relação à população de crianças brasileiras e as atividades executadas por meninas e por meninos. Pretende-se, entre outros assuntos, discutir o que as imagens podem ensinar sobre os papeis sociais representados por homens e meninos, mulheres e meninas na sociedade atual para crianças da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Cristiane Boneto de. Era uma vez... 1, 2, 3! Volume 2 (Manual do Professor). São Paulo: Estúdio da Carochinha Produção Editorial, 2020. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/0064680462b4440be9432. Acesso em: 23 Mar 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4ª edição. Lisboa: Edições 70, 2021.

BIANCO, Verônica Merlin Viana Rosa. Desafios: Educação Infantil (Manual digital do professor). São Paulo: Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/wp-content/uploads/2021/08/MDP_DESAFIOS-PRE-ESCOLA-II_TARJA.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia Digital PNLD 2022: Obras didáticas e pedagógicas – Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB/FNDE, 2021. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2022_didatico/inicio. Acesso em: 23 Mar 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2019: Guia digital. Brasília: MEC/SEB/

FNDE, 2018. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2019/inicio. Acesso em: 23 Mar 2023.

BRUNO, Viviane Gonçalves (editora responsável). Bons Amigos. Volume 2 (Manual do Professor). São Paulo: FTD, 2020. Disponível em: https://pnld.ftd.com.br/wpcontent/uploads/2021/06/9020101000507-BONS-AMIGOS-PRE-ESCOLA-I-VOL2-DIVULG-MANUAL-001-224-PNLD-2022.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta: Educação Infantil. Volume 2 (Manual do Professor). São Paulo: FTD, 2020. Disponível em: https://pnld.ftd.com.br/wp-content/uploads/2021/07/9020101000494-PORTA-ABERTA-PRE-ESC-I-V2-DIVULGMANUAL-001-224-PNLD-2022.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

CECHIN, Michelle Brugnera Cruz. O que se aprende com as princesas da Disney? ZeroA-Seis, Florianópolis, v. 1, n. 29, Jan.-Jul. 2014, p. 131-147. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n29p131. Acesso em: 23 Mar 2023.

CECHIN, Michelle Brugnera Cruz; SILVA, Thaise da. Uma bailarina pode ser negra? Crianças, bonecas e diferenças étnicas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, 2014, p. 610-627. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844508013.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, Jan./Jun. 2002, p. 5-24. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30596. Acesso em: 23 Mar 2023.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, Set./Dez., 2004, p. 549-566. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

CUNHA, Maria Eduarda Rangel Vieira da. Infâncias invisíveis e suas representações na contemporaneidade. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa (org.). Arte contemporânea e docência com crianças: Inventários educativos. Porto Alegre: Editora Zouk, 2021, p. 65-78.

FADEDI. Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil. Livro didático para Educação Infantil: É mesmo necessário?. YouTube, 13 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sGupXd2F558. Acesso em: 23 Mar 2023.

FARIA, Ana Lucia Goulart. Ideologia no livro didático. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1984.

FINCO, Daniela. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 3, 2003, p. 89–101. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863. Acesso em: 9 Ago. 2023.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação nº 02/2020 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e pedagógicas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2022. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/165-editais?download=14174. Acesso em: 23 Mar 2023.

HÜLLE, Cristina; PRADO, Angélica. Criação: Crianças em ação! Educação Infantil Pré-escola 2. Volume 2 (Manual do Professor). São Paulo: FTD, 2020. Disponível em: https://pnld.ftd.com.br/wp-content/uploads/2021/06/9020101000482-CRIACAOPRE-ESC-V2-DIVULG-MANUAL-001-208-PNLD-2022.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

JÚLIO, Silvana Rossi. Infâncias: Literacia e Numeracia (Manual do Professor). São Paulo: Editora Saraiva, 2020. Disponível em: https://storage.googleapis.com/edocente-content-production/PNLD/PNLD2022_INFANTIL/PNLD22_Infancias_PreEscolaII_VU_SARAIVA_MP/OBRAS/PNLD22_Infancias_PreEscolaII_VU_SARAIVA_MP/PNLD22_Infancias_PreEscolaII_VU_SARAIVA_MP.PDF Acesso em: 16 Set 2023.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pósestruturalista. 6ª edição. Petrópolis: Vozes, 1997.

MARTINS FILHO, Altino José. Por uma Pedagogia da Educação Infantil. Revista Poiésis, Niterói, v. 3, n. 3/4, 2005/2006, p.54-65. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10545. Acesso em: 16 Set 2023.

MARTINS, Eliecília de Fátima; SALES, Norma Almeida de Oliveira de; SOUZA, Cleber Alves de. O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Estudos Em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 42, 2009, p. 11–25. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2055. Acesso em: 23 Mar 2023.

MELLO, Gisela; SILVA, Jaime Tales da; GARCÍA, Letícia; CARRERA, Vanessa Mendes; SILVA, Viviane Osso L. da. Bambolê. Volume 2 (Manual do Professor). São Paulo: Editora do Brasil, 2020. Disponível em: https://pnldeducacaoinfantil.editoradobrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BEA2_LM_001-208_MKT-2.pdf. Acesso em: 16 Set 2023.

MIEIB. Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Posicionamento público contrário aos livros didáticos na Educação Infantil. Carta aberta do MIEIB. Brasília: MIEIB, 6 ago. 2021. Disponível em: https://www.mieib.org.br/wpcontent/uploads/2021/08/06.08.2021_CARTA-ABERTA-DO-MIEIB_N%C3%83OAO-LIVRO-DID%C3%81TICO-NA-EI.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

MOURA, Neide, Cardoso de. Relações de gênero em livros didáticos de língua portuguesa: Permanências e mudanças. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2007. 258f. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17231. Acesso em: 23 Mar 2022.

MOURA, Neide, Cardoso de. Análise da ideologia de gênero em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma atualização das apresentações e representações. In: ANPED Sul – Reunião Científica da ANPED, 10, Florianópolis, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1191-0.pdf. Acesso em: 23 Mar 2023.

MOURA, Neide Cardoso de. O que velam e revelam as ilustrações dos livros didáticos do PNLD/2013 para a Educação do Campo: Um olhar de gênero. In: VIANNA, Cláudia Pereira; CARVALHO, Marília Pinto de. Gênero e Educação: 20 anos construindo conhecimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 103-118.

OLIVEIRA, Francielly de Lima. Análise de livros didáticos do PNLD/2019 para a Educação Infantil: Imagens e gêneros. Dissertação (Mestrado em Educação). Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020. Disponível em: https://rd.uffs.

edu.br/handle/prefix/3812. Acesso em: 23 Mar 2022.

PINTO, Regina Pahim. O livro didático e a democratização da escola. Dissertação (Mestrado em Sociologia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1981.

PIO, Djenane Alves Costa; DUTRA, Gislene Silva. Coleção Vila Mundo: Pré-escola. Volume 2 (Manual do Professor). Belo Horizonte: Rona Editora, 2020. Disponível em: https://pnld2022.ronaeditora.com.br/wp-content/uploads/2022/02/VOLUME-2_5ANOS_PROFESSOR_2.pdf. Acesso em: 23 Mar 2022.

SANTOS, Maria Walburga dos. Saberes da Terra: O lúdico em Bombas, uma comunidade quilombola (estudo etnográfico). Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. 321f. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042010-141954/pt-br.php. Acesso em: 23 Mar 2022.

SCOTT, Joan W. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 20, v. 2, 1995, p. 71-100. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 9 Ago. 2023.

SCOTT, Joan W. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 1, Jan.-Abr. 2005, p. 11-30. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/H5rJm7gXQR9zdTJPBf4qRTy. Acesso em: 23 Mar 2022.

SCOTT, Joan W. Os usos e abusos de gênero. Projeto História, São Paulo, n. 45, Dez. 2012, p. 327-351. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15018/11212. Acesso em: 23 Mar 2022.

SGROGLIA, Rose. Iniciando o Aprender: Crianças pequenas de 5 anos (Manual do Professor). São Paulo: Joaninha Produções, 2020. Disponível em: https://pnld.joaninhaedicoes.com.br/iniciando-o-aprender-vol-ii-aluno/. Acesso em: 23 Mar 2022.

SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2003.

SILVA, Marcelo Oliveira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; LOPES, Amanda de Oliveira. Os manuais e a pedagogização da docência na Educação Infantil. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 2, 2021, p. 177-191. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14327. Acesso em: 23 Mar 2022.

SILVA, Patricia Botelho da; CARLA, Vilza. Adoletá. Volume 2 (Manual do Professor).São Paulo: Editora do Brasil, 2020. Disponível em: https://pnldeducacaoinfantil.editoradobrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ADO2_LM_001-224_MKT2.pdf. Acesso em: 16 Set 2023.

TELES, Carolina de Paula. Representações sociais sobre as crianças negras na Educação Infantil: Mudanças e permanências a partir da prática pedagógica de uma professora. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. 171f. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde22062010-124314/pt-br.php. Acesso em 23 Mar 2022.

THOMPSON, John Brookshire. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 2ª edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

THORNE, Barrie. Gender play: Girls and boys in school. New Brunswick: Rutgers University Press, 1993.

UNDIME. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Considerações da Undime sobre o PNLD para a Educação Infantil (Posicionamento). Brasília: UNDIME, 6 ago. 2021. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/06-08-2021-14-53-consideracoes-da-undime-sobre-o-pnld-para-a-educacao-infantil. Acesso em 23 Mar 2022.

VALLE, Fernanda Ribeiro do. Mundo das Coisas: Educação Infantil. João Pessoa: MCV Editora, 2020. Disponível em: https://issuu.com/editoramvc/docs/mundo_das_coisas_livro_do_estudante_completo_compr. Acesso em 23 Mar 2022.

VIANNA, Cláudia; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu, Campinas, v. 33, Jul./Dez. 2009, p. 265-283. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/GXVR8FrdMjrcWHvLWcv7xrF. Acesso em 23 Mar 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

HOFFMANN PEREIRA, F.; CARDOSO DE MOURA, N.; DE LIMA OLIVEIRA, F. Relações de gênero em livros didáticos indicados ao PNLD 2022 Educação Infantil. Visualidades, Goiânia, v. 21, 2023. DOI: 10.5216/v.v21.72336. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/72336. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais