Relações de gênero em livros didáticos indicados ao PNLD 2022 Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v21.72336

Palavras-chave:

Infância, Gênero, Imagens, Livro didático, Educação Infantil

Resumo

O artigo analisa imagens de meninas e meninos em obras indicadas para Pré-escola, aprovadas pelo PNLD 2022. Amparado pela teoria de gênero na perspectiva de Joan Scott, e nas contribuições críticas de Alain Choppin sobre o livro didático, o texto discute a representatividade numérica em relação à população de crianças brasileiras e as atividades executadas por meninas e por meninos. Pretende-se, entre outros assuntos, discutir o que as imagens podem ensinar sobre os papeis sociais representados por homens e meninos, mulheres e meninas na sociedade atual para crianças da Educação Infantil.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

HOFFMANN PEREIRA, F.; CARDOSO DE MOURA, N.; DE LIMA OLIVEIRA, F. Relações de gênero em livros didáticos indicados ao PNLD 2022 Educação Infantil. Visualidades, Goiânia, v. 21, 2023. DOI: 10.5216/v.v21.72336. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/72336. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais