A criança em relação com a arte: um estudo na Rivista Infanzia
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v21.72331Palavras-chave:
Infância, Arte, Estudos Culturais, Rivista InfanziaResumo
Este artigo se insere no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação e tem como principal objetivo problematizar a maneira como se incentiva a relação de crianças que freqüentam a Educação Infantil com a arte na Rivista Infanzia. O material empírico constitui-se de oito exemplares impressos, publicados entre 2016 e 2017, da Rivista Infanzia. As análises evidenciaram que a Rivista Infanzia incentiva o investimento na proposição de uma aprendizagem mediada pela arte na Educação Infantil favorecendo a formação de sujeitos mais sensíveis às diferentes linguagens artísticas e que conheçam e zelem pelo patrimônio cultural.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Vanessa da Silva. Base Nacional Comum Curricular: o que diz sobre modos de ser criança na educação infantil? 108 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2019. Disponível em: https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM277.pdf. Acesso em: 28 set. 2023.
ANDRADE, Paula Deporte de. A invenção das pedagogias culturais. In: CAMOZZATO, Viviane Castro; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; ANDRADE, Paula Deporte de. Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2016. p. 19-32.
ANDRADE, Paula Deporte de; COSTA, Marisa Vorraber. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Textura, Canoas, v. 17, n.34, p. 48-63, maio/ago. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1501/1140. Acesso em: 28 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do Presente. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362014000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 28 abr. 2020.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, maio/ago. 2003.
COSTA, Nathalia Santos. Representações e Pedagogias Culturais do patrimônio cultural de Porto Alegre no projeto de ação educativa “caixa de memórias POA. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016. Disponível em: https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM277.pdf. Acesso em: 28 set. 2023.
GIL, Carmem Zeli de Vargas; WERLE, Bibiana. Jogos, patrimônio cultural e ensino de história. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 31, p. 697-708, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17591. Acesso em: 07 dez. 2020.
GIROUX, Henry. Doing Cultural Studies: you thand the challenge of pedagogy. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 64, n. 3, p. 278-308, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.17763/haer.64.3.u27566k67qq70564. Acesso em: 05abr. 2020.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis; Vozes, 2000.
HALL, Stuart. The Work of Representation. In: HALL, Stuart (ed.). Representation: cultural representations and signifying practices. London; Thousand Oaks; New Delhi: Sage, 1997. p. 13-69.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz T. da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.
HUERTA, Ricard. "La paura". Formare gli insegnanti attraverso l´arte contemporanea delle donne. Infanzia: Rivista Università di Bologna, Bologna, n. 4, p. 288-292, otto./dic, 2017.
ITÁLIA. Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa. Indicações Nacionais para o Currículo da Escola da Infância e do Primeiro Ciclo de Instrução. Itália: MIUR, 2012.
LIMA, Renato Rodrigues. Museus e patrimônio cultural no ensino de história. Museologia e interdisciplinaridade, Brasília, DF, v.4, n. 8, p. 274-278, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/17181. Acesso em: 07 dez. 2020.
PANCIROLI, Chiara. Il diritto di educare all´arte. Infanzia: Rivista Università di
Bologna, Bologna, n. 3, p. 179-185, luglio./sett., 2017.
PICCHI, Martina; SASSI, Serena; SCALDARELLA, Federica. Arte e sinestesie. Infanzia: Rivista Università di Bologna, Bologna, n. 4, p. 293-296, otto./dic, 2017.
RUSSO, Veronica. Bambini e famiglie al museo: percorsi educativi tra scuola ed extrascuola. Infanzia: Rivista Università di Bologna, Bologna, n. 3, p. 204-205, magg./giugno, 2016.
RUSSO, Veronica. Esperienze artistiche nella prima infanzia: uno sguardo su contesti, professionalità e strategie didattiche. Infanzia: Rivista Università di Bologna, Bologna, n. 3, p. 338-346, magg./giugno, 2017.
SEVERO, Carolina da Silva. Infâncias on-line: uma análise sobre as representações de crianças e infâncias no site Catraquinha. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Luterana do Brasil, Canoas 2018. Disponível em: https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM257.pdf. Acesso em: 28 set. 2023.
SILVA. Tomás Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis; Vozes, 2000.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (org.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Tradução de George Eduardo JapiassúBricio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
TREND, David. Cultural Pedagogy: arts,education, polítics. New York: Bergin&Garvey, 1992.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma questão conceitual. In: SILVA, Tomaz T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.