A/r/tógrafo Viajante: um Conceito em Construção
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v20.71383Palavras-chave:
A/r/tografia, Viagem, Pesquisa Educacional Baseada em ArtesResumo
Este estudo objetivou conceber significados de “a/r/tógrafo viajante” com base na literatura e nas experiências vivenciadas em expedições fotográficas preliminares de minha tese doutoral. Seguiu uma perspectiva qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, tendo traços do método (auto)biográfico. Apresenta contribuições teóricas ainda incipientes no campo da a/r/tografia como metodologia, ao expandir sua abrangência de aplicação em distintos campos do conhecimento e elucidar sobre as possibilidades vivas de interpretações transdisciplinares.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (Auto)biográfica: Tempo, Memória e Narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A Aventura (Auto)biográfica: Teoria & Empiria. Porto Alegre: ediPUCRS, 2004. p. 201-224.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução de: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007. 96 p.
AGUIAR, Adriana. Desmembramentos: Abordagens de Pesquisas A/r/tográficas. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. Cap. 11. p. 169-182.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Tradução de: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 832 p.
ARISTÓTELES. Sobre a Arte Poética. Tradução de: Antônio Mattoso e Antônio Queirós Campos. (Edição Bilíngue - Grego-Português). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. 162 p.
BARONE, Tom; EISNER, Elliot W. Arts-based educational research. In: GREEN,
J.; GRECO, C.; BELMORE, P. (org). Handbook of Complementary Methods in Educational Research. Mahwah, NJ: AERA, 2006. p. 95-109.
BARONE, Tom; EISNER, Elliot W. Arts Based Research. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2011. 208 p.
BARRETO, Raquel de Oliveira; CARRIERI, Alexandre de Pádua; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. O Rizoma Deleuze-Guattariano nas Pesquisas em Estudos Organizacionais. Cadernos Ebape.Br, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 47-60, jan. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174655. Acesso em: 25 dez. 2021.
BESSE, Maria Graciete. Viagem a Portugal de José Saramago une Poétique du Regard. In: Secção de Estudos Franceses do Departamento de Estudos Portugueses e de Estudos Românicos (org.). Estudos em homenagem ao Professor Doutor António Ferreira de Brito. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004. p. 47-56. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4372.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021.
BICKEL, Barbara. et al. A/r/tographic Collaboration as Radical Relatedness. International Journal of Qualitative Methods, [s. l.], v. 10, n. 01, p. 86-102, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177/160940691101000107. Acesso em: 25 dez. 2021.
BROWN, Karen. From Travel to Tourism: the Social and Cultural Impact of Photography as a New Medium of Communication in 19th-Century America. Explorations In Media Ecology, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 107-122, 2 fev. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1386/eme.10.1-2.107_1. Acesso em: 25 dez. 2021.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: o Uso de Imagens como Evidência Histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017. 318 p.
CARVALHO, Carla; IMMIANOVSKY, Charles. PEBA: a Arte e a Pesquisa em Educação. Reflexão e Ação, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 221-236, 9 set. 2017.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - vol. 1: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de: Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. 128 p.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma Introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. Cap. 1. p. 21-26.
DIAS, Belidson. Investigação Baseada em Arte em Tempos de Mudanças na Arte Educação. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA 15, 2016, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2016. p. 137-148.
DUMAS, Alexandre. Memórias de Garibaldi. Tradução de: Antonio CaruccioCaporale. Porto Alegre: L&PM, 2011. 328 p.
EISNER, Elliot W. The Primacy of Experience and the Politics of Method. Educational Researcher, [s. l.], v. 17, n. 05, p. 15-20, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0013189X017005015. Acesso em: 25 dez. 2021.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma Arqueologia das Ciências Humanas. Tradução de: Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 534 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 71. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021b. 144 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 78. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021a. 256 p.
GEERTZ, Clifford. The Interpretation of Cultures. 3. ed. Basic Books, [S. l], 2017. eBook Kindle. 576 p.
GLEISER, Marcelo. A Dança do Universo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 416 p.
GODOY, Karla Estelita; LEITE, Iasmim da Silva. Turismo e Fotografia: um Estudo Bibliométrico Sobre o Uso de Metodologias de Análise da Imagem nas Pesquisas em Turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - Rbtur, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 71-91, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i3.1573. Acesso em: 25 dez. 2021.
HALL, Sean. Isto Significa Isso, Isso Significa Aquilo: Guia de Semiótica para Iniciantes. Tradução de: Andréa Mariz. São Paulo: Rosari, 2008. 176 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.