Feitiços da viagem e da arte: a experiência no Projeto Turista Aprendiz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v20.71291

Palavras-chave:

Viagem, Arte, Educação

Resumo

Este artigo faz um sobrevoo pela primeira edição do projeto Turista Aprendiz, intervenção educacional baseada em viagens etnográficas e criação artística, aterrissando em debates acerca do lugar da experiência no processo formativo entre jovens brasileiros de contextos populares. A partir da análise de relatos dos participantes, obras produzidas e procedimentos metodológicos do Projeto, a pesquisa problematiza possibilidades pedagógicas ancoradas em experiências estéticas, artísticas e de alteridade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Mário. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. São Paulo: Martins, 1974.

ANDRADE, Mário. O Turista Aprendiz: viagem etnográfica. São Paulo: Duas Cidades, 1976.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: Rumo a outra modernidade. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. v. 1.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC: Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 set. 2022.

BUCCI, Eugênio. A Superindústria do Imaginário: Como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. (Coleção Ensaios).

CAMPOS, Karen. Nos pés das pedras-vidas. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015. p. 79-88.

CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação outra? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

CONCEIÇÃO Evaristo | Escrevivência. [S. l.: s. n.], 6 fev. 2020. Publicado pelo canal Leituras Brasileiras. 1 vídeo (23 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watchv=QXopKuvxevY. Acesso: 9 nov. 2021.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FRANÇA, Cecília. BNCC e a educação musical: muito barulho por nada? Revista MEB, Londrina, v. 10, n. 12, p. 31-47, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GOMES, Rita Helena Sousa Ferreira. Arte contra Verdade. Visualidades, Goiânia, v. 18, [s. n.], e59833, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/vis.v18.59833. Acesso em: 30 nov. 2021.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Nova Cultura, 1999.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LEONNE, Gabriel. Borborema. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015a. p. 63-65.

LEONNE, Gabriel. Tortura de classe. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015b. p. 61.

MACUNAÍMA e o Enigma do Herói às Avessas | José Miguel Wisnik. [S. l.: s. n.], 31 ago. 2016. Publicado pelo canal Café Filosófico. 1 vídeo (48 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l_hWIfYna7k. Acesso: 20 set. 2021.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, UFRJ: 1998.

MELLO, Fabrícia. Relato lírico. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015. p. 26-33.

MIGNOLO, Walter. Aiesthesis Decolonial. CALLE14, [s. l.], v. 4, n. 4, p. 13-25, ene.-jun. 2010.

MORAES, Marco Antonio de (org.). Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp: IEB-USP, 2000.

NASCIMENTO, Davi. Céu. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015a. p. 34.

NASCIMENTO, Davi. Papel de Poeta. In: PEREIRA, Maria (org). Revista Turista Aprendiz. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015b. p. 28.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2010.

PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015a.

PEREIRA, Maria (org). Revista Turista Aprendiz. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015b.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v.10, n. 1, p. 71-88, jan.-jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31504. Acesso em: 2 out. 2020.

SANTOS, Micael. A Educação Musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ensino Médio: Teias da Política Educacional Curricular Pós-Golpe 2016 no Brasil. Abem, Santos, v. 27, n. 42, p. 52-70, 2019.

SILVA, Lucas. Cerrado seco. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015a. p. 158.

SILVA, Lucas. Olho d’água. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015b. p. 156.

SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, [s. v.], n. 112, p. 191-198, dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2005000200005. Acesso em: 21 nov. 2021.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, [s. v.], n. 33, p. 7-47, 2001.

XAVIER, Thainar. O homem do coração de pedra. In: PEREIRA, Maria (org). Do Rio ao Mar: impressões do Brasil. Rio de Janeiro: Praga Conexões, 2015. p. 120-133.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

PEREIRA, M.; MILANEZ OSTROWER, I. Feitiços da viagem e da arte: a experiência no Projeto Turista Aprendiz. Visualidades, Goiânia, v. 20, 2023. DOI: 10.5216/v.v20.71291. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/71291. Acesso em: 24 abr. 2024.