O imaginário sobre a mulher oriental: da arte orientalista às propagandas turísticas contemporâneas

Autores

  • Camila Dazzi Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, camiladazzi@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v20.70905

Palavras-chave:

Arte orientalista, Erotização, Imaginário turístico

Resumo

A arte orientalista do século XIX, produzida no período de dominação e exploração violenta perpetrada
pelo Imperialismo, revelou ao Ocidente o Oriente como um local exótico e erótico. Partindo da hipótese de que essa construção do Oriente como um espaço ligado ao mundo dos sentidos e dos prazeres foi apropriada pelo imaginário turístico, o trabalho apresenta uma análise que evidencia que a construção de uma imagem erotizada da mulher oriental permanece presente nas propagandas turísticas sobre o Oriente, tendo sofrido, no entanto, adequações e ressignificações em função das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Dazzi, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, camiladazzi@gmail.com

Pós-doutorado (CAPES) junto à Università degli Studi di Napoli Federico II/Itália (2013). Doutora em Teoria da Arte - História e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ (2011). Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (2006) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica (RJ), lecionando no Mestrado em Relações Étnico-raciais, na Linha de História da Arte, e na Graduação, no campus Nova Friburgo. É editora responsável pela revista 19&20 (QUALIS B2-Artes) e organizadora dos livros: Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República. Tomo I; Oitocentos. Tomo II e Oitocentos - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal. Tomo III (2013). É autora de artigos publicados em periódicos de conhecida importância no campo da Arte, além de ensaios e estudos em obras coletivas. Temas de Pesquisa principais: Arte Brasileira do século XIX e Início do XX, Ensino Artístico Oitocentista, Crítica e Teoria da Arte do século XIX, Relações entre Brasil e Itália na Arte Oitocentista.

Referências

ALI, Isra. The harem fantasy in nineteenth-century Orientalist paintings. Dialectical Anthropology. [S. l.], v. 39, n. 1, p. 33-46, March 2015. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43895901. Acesso em: 10 ago. 2021.

BOUDJEDRA, Rachid. Peindre l’Orient. Paris: Zulma, Paris, 1996.

BROOKS, Francis. Barbarian Cruelty: An Eye-Witness Account of White Slavery Under the Moors. Wales: Sandycroft Publications, 2019.

BUISINE, Alain. L’Orient voile. Paris: Zulma, 1993.

CHASSÉRIAU, Théodore. Juives d’Alger au balcon, 1849. Ost, 35 X 25 cm. Musée du Louvre, Paris. COLLECTIONS Louvre. Juives d’Alger au balcon. Disponível em: https://collections.louvre.fr/en/ark:/53355/cl010059948. Acesso em: 11 ago. 2022.

CROCE, Cécile. OSTERMANN, Gérard. Imagination, imaginaire, imaginal. PSYCHOmédia, Tours, [s. v.], n. 47, [n. p.], Mai/Juin 2014. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01805964. Acesso em: 10 ago. 2021.

CHAMBERS, Donna; RAKIĆ, Tijana. Critical considerations on gender and tourism: an introduction. Tourism, Culture & Communication, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 1-8, 2018. Disponível em: https://cris.brighton.ac.uk/ws/portalfiles/portal/492539/An+ Introduction.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

DEBAT-PONSAN, Édouard. Le Massage. Scène de hammam, 1883. Ost, 127x212 cm. Musée des Augustins, Touluse. COMMONS Wikipedia, n. d. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_massage_au_Hamam_par_Edouard_Debat--Ponsan_1883_(3).jpg. Acesso em: 11 ago. 2022.

DELACROIX, Eugène. Femmes d’Alger dans leur appartement,1834. Ost, 1,8 x 2,29m. Musée du Louvre, Paris. COLLECTIONS Louvre. Juives d’Alger au balcon. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010065869. Acesso em: 11 de ago de 2022.

DEPELCHIN, Davy et al. L’Orientalisme en Europe: de Delacroix à Matisse. Paris: Reunion des Musees Nationaux, 2011.

DOYLEY, Charles. A Dancing Woman, of Lucknow, Exhibiting Before an European Family. prancha XV do livro The European in India (1813). GOOGLE Bookes, n. d. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/The_European_in_India.htmlid=VNFbAAAAQAAJ&redir_esc=y. Acesso em: 11 ago. 2022.

DUNHAM, Jamie. Marketing Travel to Women: Eight New Trends You Need to Know. Business 2 Community, [S. l.], [s. n.], [n. p.], July 16, 2013. Disponível em: https://www. business2community. com/marketing/marketing-travel-to-women-eight-new-trends-you-need-to-know-0554906. Acesso em: 10 ago. 2021.

FLAUBERT, Gustave. Lettre à Louise Colet. Œuvres complètes de Gustave Flaubert. Correspondance (1850-1859). Paris: Club de l’honnête homme, 1976. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k26956x/f329.image. Acesso em: 10 ago. 2021.

FONT-RÉAULX, Dominique de. Eugène Delacroix: Objets dans la peinture, souvenir du Maroc. Paris: Le passage, 2014.

GALOIN, Alain. La femme orientale dans la peinture du XIXe siècle. Histoire par l’image, [S. l.], [s. n.], [n. p.], jan. 2007. Disponível em: https://histoire-image.org/de/etudes/femme-orientale-peinture-xixe-siecle. Acesso em: 10 ago. 2021.

GAUTHIER, Théophile. Constantinople. Paris: Fasquelle, 1899.

GRAVARI-BARBAS, Maria; GRABURN, Nelson. Imaginaires touristiques. Via – Tourism Review, Paris, 1, [s. n.], p. 1-34, 2012. Disponível em: http://journals.openedition. org/viatourism/1178. Acesso em: 10 ago. 2021.

HERATH, Thisaranie. Women and Orientalism: 19th century Representations of the Harem by European female travellers and Ottoman women. Constellations, Alberta, v. 7, n. 1, p. 31-40, 2015. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/constellations/index.php/ constellations/article/view/2705. Acesso em: 10 ago. 2021.

HONOUR, Hugh. L’image du noir dans l’art occidental. De la Révolution américaine à la Première Guerre mondiale, Paris: Gallimard, tome 2, 1989.

HOWARD, Grace E. S. Courtesans in Colonial India Representations of British Power through Understandings of Nautch-Girls, Devadasis, Tawa’ifs, and Sex-Work, c.1750-1883. 2019. Thesis (Master of Arts in History) – Department of History, University of Guelph, 2019. Disponível em: https://atrium.lib.uoguelph.ca/xmlui/handle/10214/16082. Acesso em: 10 ago. 2021.

ISNART, Cyril; MUS-JELIDI, Charlotte, ZYTNICKI, Colette (dir.) Fabrique du tourisme et expériences patrimoniales au Maghreb, XIXe-XXIe siècles. Rabat: Centre Jacques-Berque, 2018.

LEWIS, Reina. Rethinking orientalism - women, travel and the ottoman harem. London: I.B. Tauris & Co Ltd, 2004. p.143.

MEMMI, Albert. The Colonizer and the Colonized. Boston: Beacon Press. 1957.

MITCHELL, Timothy. Orientalism and the Exhibitionary Order. MIRZOEFF, Nicholas (éd.). The Visual Culture Reader. Londres: Routledge, 1989.

MOUSSA, Sarga. Edward Saïd à l’épreuve des voyageurs français en Orient au XIX e siècle. Kultur Poetik, Gottingen, v. 6, n. 1, p. 96-102, 2006. Disponível em: https://www.jstor. org/stable/40621759. Acesso em: 10 ago. 2021.

NAEF, Patrick. Voyage à travers un baril de poudre: Guerre et imaginaire touristique à Sarajevo. Via – Tourism Review, Paris 1, [s. n.], [n. p.], 2012. Disponível em: http://journals. openedition.org/viatourism/1257. Acesso em: 10 ago. 2021.

NOCHLIN, Linda. The Imaginary Orient. Art in America. Aesthetic Apperceptions. [S.l.], [s. n.], p. 118-191, may 1983. Disponível em: https://aestheticapperceptions.files.wordpress.com/2013/01/nochlin_imaginary_orient. pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

NOCHLIN, Linda. The Imaginary Orient. In: PINDER, Kymberly N (Ed). Raceing Art History: Critical Readings in Race and Art History. London: Routledge, 2013. p. 69-85.

NOCHLIN, Linda. Women, Art, and Power: and Other Essays. Great Britain: Thames & Hudson,1989.

PEARCE, Philip. The Ulysses Factor: Evaluating Visitors in Tourist Settings. New York: Spring- Verlag, 1988.

PELTRE, Christine. Orientalisme. Paris: Terrail, 2004.

PIWIŃSKA, Marta. Wschodnie maskarady. Teksty teoria literatury krytyka interpretacja, [S. l.], v. 3, n. 21, p. 29-53, 1975. Disponível em: https://bazhum.muzhp.pl/autor/Piwi%25C5%2584ska/Marta/. Acesso em: 10 ago. 2021.

POUILLON, François. Dictionnaire des orientalistes de langue française. Paris: Karthala, 2012.

RODRIGUEZ, Cecilia. Girls Guide to Paris Shows That In Travel, Women Are On Top. Forbs, [S. l.], [s. n.], [n. p.], Apr. 21, 2014. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/ceciliarodriguez/ 2014/04 /21/paris-one-girls-guide-to-leveraging-womens-travel-spend/?sh=5ccdc2623d96. Acesso em: 10 ago. 2021.

RUFFIÉ, Paul. Debat-Ponsan (Toulouse 1847- Paris 1913). Toulouse: Editions Privat, 2005.

SAÏD, Eduard. Culture & Imperialism. New York: Vintage, 1994.

SAÏD, Edward. Orientalism: Western Representations of the Orient. New York: Published by Pantheon Books, 1978.

SANOUSSI, Anas. La atracción de Tánger a través de las guías turísticas impresas: formas latentes y transgresivas. Via – Tourism Review, Paris, v. 11-12, [s. n.], p. 1-45, 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/viatourism/1704. Acesso em: 10 ago. 2021.

SEBOVA, Martina. Enjoying tea and shisha. 10 things I loved about travelling in Iran. In: The Journal By Intrepid Travel, April 10, 2019a. Disponível em: intrepidtravel.com/adventures. Acesso em: 01 jan. 2022.

SEBOVA, Martina. 10 things I loved about travelling in Iran. In: The Journal By Intrepid Travel, [S. l.], [n. p.], April 10, 2019b. Disponível em: https://www.intrepidtravel.com/adventures/ why-youll-love-iran-travel/. Acesso em: 10 ago. 2021.

[Sem título], Marrakech e Agadir. Tarek Tours, [n. d]. Disponível em: facebook.com/watch/Tarektours. Acesso em: 1 jan. 2022.

STASZAK, Jean-François. Exotisation et érotisation d’un haut-lieu et bas-fond touristique: la Casbah d’Alger. Téoros, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 1-71, 2018. Disponível em: http://journals.openedition.org/teoros/3360. Acesso em: 10 ago. 2021.

STASZAK, Jean-François. Qu’est-ce que l’exotisme?. Le Globe, Revue genevoise de géographie, [S. l.], [s. v.], n. 148, p. 7-30, 2008. Disponível em: https://www.unige.ch/sciencessociete/geo/files/4314/4464/7645/Globe2008_Article1_.pdf. Acesso

em: 10 ago. 2021.

TANOUX, Adrien Henri. L’Algérie pittoresque. Alger-Casbah. München: Vollenweider, 1930.

TANOUX, Adrien Henri. Beautés du harem, 1892. Ost, 106.6 x 80.6 cm. Coleção Particuar. SOTHEBYS, n.d. Disponível em: sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2009/19th-century-european-art-including-importantbritish-paintings-n08580/lot.130.html. Acesso em: 11 ago. 2022.

THORNTON, Lynn. Introduction. In: The Fine Art Society (Author). Eastern Encounters: Orientalist Painters of the Nineteenth Century. London: The Fine Art Society, Eastern Encounters, 1978, p. 25-42.

VERNET, Horace. Marché aux esclaves, 1836. Ost, 65 x 54 cm. Alte Nationalgalerie, Berlin. ALTE Pinakothek, s. d. Disponível em: https://recherche.smb.museum/detail/963416/sklavenmarktlanguage=de&question=%22Horace+Vernet%22&limit=15&controls=none&collectionKey=NG*&collectionKey=NGAlteNationalgalerie&objIdx=0. Acesso em: 11 ago. 2022.

VINSON, David. L’Orient rêvé et l’Orient réel au XIXe siècle. Revue d’histoire littéraire de la France, [S. l.],104e Année, v. 104, n. 1, p. 71-91, janvier 2004. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40535048. Acesso em: 10 ago. 2021.

VOLLENWEIDER. Tipo de Mourisca”, ilustração do livreto: Douze cartes postales, L’Algérie pittoresque. Alger-Casbah, 1930. In: STASZAK, Jean-François/ Exotisation et érotisation d’unhaut-lieu et bas-fond touristique: la Casbah d’Alger. Téoros [Online], v. 37, n. 2, 2018. Disponível em: http://journals.openedition.org/teoros/3360. Acesso em: 11 ago. 2022.

WILLIAMSON, Thomas. The European In India - From a Collection of Drawings by Charles Doyley. London: Edward Orme, 1813. Disponível em: https://play.google.com/books/readerid=VNFbAAAAQAAJ&pg=GBS.PP6. Acesso em: 10 ago. 2021.

WOODSIDE Arch G; LYSONSKI Steven. A General Model Of Traveler Destination Choice. Journal of Travel Research, v. 27, n. 4, p. 8-14, 1989. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/004728758902700402. Acesso em: 10 ago. 2021.

ZYTNICKI, Colette; KAZDAGHLI, Habib (dir). Le tourisme dans l’empire français. Politiques, pratiques et imaginaires. Paris: Société Française d’Histoire des Outre-mers, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-06

Como Citar

DAZZI, C. O imaginário sobre a mulher oriental: da arte orientalista às propagandas turísticas contemporâneas . Visualidades, Goiânia, v. 20, 2022. DOI: 10.5216/v.v20.70905. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/70905. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Estéticas das viagens