Estética do consumo: uma perspectiva a partir da ecologia publicitária
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56392Palavras-chave:
Estética, Estética do consumo, Gosto, Ecologia publicitáriaResumo
O presente texto é resultado da reflexão teórica sobre estética, estética do consumo e ecologia publicitária. Tais resultados reflexivos são decorrentes das pesquisas do GESC3 (Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo) e do CEDE (Coletivo de Estudos de Estética), cujos trabalhos buscam agregar o pensamento crítico multidisciplinar entre o estudo do consumo e a publicidade. Tais estudos são marcados pela forte pesquisa empírica, alicerçada nos métodos semióticos e na etnografia levados a cabo na última década. O resultado destas reflexões nos leva ao entendimento de que o consumo é hoje essencialmente um consumo estético, quer pelas visualidades e sensorialidades exploradas nas ofertas materiais, quer pelas explorações conceituais de temas emergentes, como gênero, etnia, ageless e tantos outros que também são abordados esteticamente nas campanhas e expressividades das marcárias.
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