Apropriando-se de Johannes Vermeer: revisitando o século XVII

Autores

  • Cristina Susigam Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56391

Palavras-chave:

Apropriação, Arte contemporânea, Johannes Vermeer

Resumo

Este artigo pretende discutir alguns procedimentos envolvidos no conceito de apropriação, relacionando-o com os vários diálogos que emergiram na cultura visual atual ao redor do pintor holandês Johannes Vermeer. A ideia de apropriação parte do princípio de que a cultura e, especificamente, as imagens produzidas ao longo dos séculos nas artes plásticas nos pertencem e constroem constantemente nossa imaginação. Ao invés de negar o passado para afirmar uma suposta originalidade, o artista contemporâneo não receia em recriar a partir de obras já existentes, criando assim um diálogo entre o passado e o presente. Iremos refletir qual o significado atribuído a este artista atualmente.

 

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Biografia do Autor

Cristina Susigam, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Bolsista Capes. Mestre em Estudos Americanos pela Universidade Aberta de Portugal. Exerceu a docência no ensino superior no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, na área dos estudos visuais. Em suas pesquisas, dedica-se à apropriação nas artes, história, teoria e crítica de arte e relação inter-artes. Tem ministrado cursos livres na área de artes visuais e linguagem audiovisual. Pesquisadora independente sem vínculo.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

SUSIGAM, C. Apropriando-se de Johannes Vermeer: revisitando o século XVII. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i2.56391. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/56391. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cultura Visual 3