Arte Contemporânea e Espacialidade
Alberto Tassinari e as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v17.56089Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Espacialidade, Hélio OiticicaResumo
Este artigo aborda os conceitos de espaço elaborados pelo crítico de arte Alberto Tassinari e investiga como tais conceitos ajudam-nos a compreender as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto. Através dos conceitos “espaço em obra”, “espaço da obra” e “espaço do mundo em comum”, Tassinari procura compreender os desenvolvimentos da espacialidade moderna no século XX. A partir das ideias de Tassinari, este artigo busca assimilar a intenção de Oiticica em proporcionar imersões na espacialidade de sua obra. Considera, ainda, uma breve contextualização de sua produção no cenário nacional e internacional de seu tempo.
Downloads
Referências
B47 Bólide Caixa 22. [s.d.]. 1 Fotografia [autoria desconhecida]. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302128819.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
BREST, P. Y. B6 Bólide Caixa 6. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/008577000009.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
_______.Penetrável Invenção da Luz. [s.d.].1Fotografia. Disponível em: https:// d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302129409.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
CAETANO, Antônio. Metaesquema. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302129459.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
GOEDEWAAGEN, Bob. Grande Núcleo. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/008585000009.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
_______. Penetrável PN1, Homenagem a Mário Pedrosa. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/008587000009.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
GULLAR, Ferreira. Teoria do Não-Objeto. In: AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte: 1950-1962. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna. São Paulo: Pinacoteca,1977.
OITICICA FILHO, Cesar. Tropicália. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302128829.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
PARANGOLÉ P1, Capa 1. [s.d.]. 1 Fotografia [autoria desconhecida]. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302129419.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.
PROJETO Hélio Oiticica. Disponível em: https://www.heliooiticica.org.br/home.php. Acesso em: 26 nov. 2017.
TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.