Como os jovens se relacionam com o conhecimento artístico dentro e fora da escola?
Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v18.51782Palavras-chave:
Jovens, Produção, Cultura visualResumo
Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de como dois jovens que colocaram em prática conhecimentos artísticos para produzir cultura visual, dentro e fora da escola. Esta análise é contrastada e ampliada com os resultados extraídos de um questionário passado a 786 jovens entre os 14 e os 18 anos, em Espanha, que os indagou sobre a sua actividade como produtores de cultura visual em ambos os ambientes. Entre as primeiras conclusões, destaca-se que os saberes não puramente escolares têm grande importância nas produções visuais dos jovens e o valor formativo que têm os espaços não-escolares para esses jovens.
Revisão textual
Vanessa Freitag
Downloads
Referências
AGUIRRE, Imanol. Reflexividade e Desafios na Pesquisa com Jovens Produtores de Cultura Visual. En: MARTINS, Raimundo y TOURINHO, Irene (Orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011.
AGUIRRE, Imanol. Los entornos del aprendizaje entre los jóvenes productores de cultura visual: rasgos y características. En MARTINS, Raimundo y TOURINHO, Irene (Orgs.). Pedagogias Culturais. Santa Maria (RS): Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
AGUIRRE, Imanol (coord.). + q knsmidrs d imgns: Mapeando evaluando la investigación sobre jóvenes productores de cultura visual. Pamplona: Pamiela-Edarte, 2015.
AGUIRRE, Imanol; ARRIAGA, Amaia; MARCELLÁN, Idoia y CALVELHE, Lander. ¿Jóven*s productores de cultura visual? Reflexiones en torno a los resultados de un cuestionario. En EDARTE (Ed.). Investigar con jóvenes: ¿Qué sabemos de los jóvenes como productores de cultura visual? Pamplona: Pamiela- Edarte, 2013, p. 190-203.
AGUIRRE, Imanol; ARRIAGA, Amaia; GONZÁLEZ, M. Reyes; MARCELLÁN, Idoia; CALVELHE, Lander y OLÁIZ, Ilargui. Saberes y espacios de interacción de los jóvenes productores de cultura visual. En AGUIRRE, Imanol (coord.). + q knsmidrs d imgns: Mapeando evaluando la investigación sobre jóvenes productores de cultura visual. Pamplona: Pamiela-Edarte, 2015, p. 45-62.
BUCKINGHAM, David. After the death of childhood. Growing up in the age of Electronic Media. Cambridge: Polity Press/Blackwell Publishing, 2000.
BUCKINGHAM, David. Media Education. Literacy, Learning and Contemporary Culture. Cambridge/Oxford: Polity Press/Blackwell Publishing, 2003.
BUCKINGHAM, David. (Ed.). Youth, Identity, and Digital Media. Massachussets: The MIT Press, 2008.
FREEDMAN, Kerry; HEIJNEN, Emiel; KALLIO-TAVIN, Mira; KÁRPÁTI, Andrea y PAPP, László. Visual Culture Learning Communities: How and What Students Come to Know in Informal Art Groups. Studies in Art Education. Número 54, vol.2, p. 103-115, 2013.
HAANSTRA, Folkert. Self-Initiated Art Work and School Art. International Journal of Art and Design Education, número 29, vol. 3, p. 272-281, 2010.
ITO, Mizuko; BAUMER, Sonja; BITTANTI, Matteo; BOYD, Danah; CODY, Rachel; HERR-STEPHENSON, Becky; et al. (Eds.). Hanging Out, Messing Around, Geeking Out: Living and Learning with New Media. Cambridge, MA: MIT Press, 2008.
ITO, Mizuko. Vivir y aprender con los nuevos medios: Resumen de las conclusiones del proyecto Digital Youth. En VVAA, La educación expandida. Sevilla: Zemos98, 2012.
KÁRPÁTI, Andrea y KOVACS, Zita. Teenager art: Creating the self. Journal of Art and Design Education. Número 16, vol. 3, p.295-302, 1997.
LANGE, Patricia e ITO, Mizuko. Creative Production. En ITO, Mizuko; BAUMER, Sonja; BITTANTI Matteo; BOYD Danah; CODY Rachel; HERR-STEPHENSON Becky et al. (Eds.). Hanging Out, Messing Around, Geeking Out: Living and Learning with New Media. Cambridge, MA: MIT Press, 2008, p. 243-285.
LEANDER, Kevin y FRANK, Amy. The Aesthetic Production and Distribution of Image/Subjects among Online Youth. E–Learning. Número 3, vol.2, p. 185-206, 2006.
MANIFOLD, Marjorie. Cohee. What art educators can learn from the fan-based artmaking of adolescents and young adults. Studies in Art Education. Número 50, vol. 3, p. 257-271, 2009.
MARCELLÁN, Idoia y AGIRRE, Imanol. El valor educativo de los medios. Comunicar. Revista Científica Iberoamericana de Comunicación y Educación. Número 31, vol. XVI, p. 529-535, 2008.
MARCELLÁN BARACE, Idoia; CALVELHE, Lander; AGUIRRE, Imanol y ARRIAGA, Amaia. Estudio sobre jóvenes productores de cultura visual: evidencias de la brecha entre la escuela y la juventud. Arte, Individuo y Sociedad. Número 25, vol. 3, p. 524-534, 2013.
MASON, Rachel. The meaning and value of home-based craft. International Journal of Art &Design Education. Número 24, vol. 3, p. 261–8, 2005.
STERN, Susannah. Adolescent girl’s expression on web home pages: Spirited, sombre and self-conscious sites. Convergence: The journal of Research into New Media Technologies. Número 5, vol. 4, p. 22-41, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.