Payasas mujeres y mujeres payaso: el travestismo en la payasaria

Autores

  • Melissa Lima Caminha Escola Universitària ERAM / Universitat de Girona
  • Judit Vidiella Pagès Escola Universitària ERAM - Universitat de Girona

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v15i1.48278

Palavras-chave:

Palhaçaria, Comicidade Feminina, Travestismo

Resumo

A palhaça é uma figura recente na história das Artes Cênicas e vem ganhando espaço e visibilidade através de um movimento articulado, entre outros fatores, em torno de uma categoria denominada “comicidade feminina”. Nesse contexto de reivindicação e visibilização da comicidade da palhaça, emergem diversas problemáticas relacionadas ao gênero na palhaçaria. Este artigo aborda um desses problemas: o travestismo das mulheres nessa prática artística. A partir de um enfoque feminista-queer, elaboramos algumas perguntas sobre a performance das mulheres na palhaçaria, que possam ampliar o debate sobre a categoria de “comicidade feminina” elaborado por diversas palhaças nos últimos anos.

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Biografia do Autor

Melissa Lima Caminha, Escola Universitària ERAM / Universitat de Girona

Palhaça, performer, arte educadora e pesquisadora. Professora e coordenadora- Grau en Artes Escèniques (GAE) Escola Unicersitària ERAM. Universitat de Girona.

Judit Vidiella Pagès, Escola Universitària ERAM - Universitat de Girona

Licenciada (1999) y Doctora (2009) en Bellas Artes por la Universidad de Barcelona (UB), mención de calidad con la tesis doctoral “Prácticas de corporización y pedagogías de contacto: una aproximación a los Estudios de Performance”.

Acreditada como lectora por la AQU (2009). Miembro del programa internacional de doctorado “Artes y Educación: un enfoque construccionista”, coordinado por la UB, UdG y UGR.

Actualmente es docente y coordinadora del Grado en Artes Escénicas (GAE) de la Escuela Universitaria ERAM - Universidad de Girona.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

CAMINHA, M. L.; PAGÈS, J. V. Payasas mujeres y mujeres payaso: el travestismo en la payasaria. Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 143–170, 2017. DOI: 10.5216/vis.v15i1.48278. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/48278. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos