O punctum como ausência na coleção perseverança: um percurso do olhar através do conceito de representação
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.48147Palavras-chave:
Punctum, Representação, Coleção PerseverançaResumo
A partir da perspectiva conceitual sobre o punctum, elaborada por Roland Barthes, em A Câmara Clara, o artigo discorre sobre as suas múltiplas possibilidades de interpretação, e uma delas é o pungir da ausência. A primeira proposta é estabelecer um diálogo entre o conceito proposto por Barthes e Eliane Chiron, e o de representação, elaborado por alguns autores, dentre eles E. H. Gombrich. A segunda é analisar o punctum e sua aplicabilidade a partir da análise de um dos objetos da Coleção Perseverança , a Bolsa tipo Capanga . Ademais, a narrativa construída mostra a possibilidade do conceito barthesiano para outras manifestações humanas além da fotografia.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fernando Antônio Gomes de. Legba: a guerra contra o xangô em 1912. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2014.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro. Nova Fronteira: 1984.
______. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CATTANI, Icléia. O desenho como abismo. In: Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 13, n. 23, p. 23-30, novembro de 2005.
CHIRON, Eliane. Ao 7° X: trivium com centauro, estrelas e dançarinas. In: Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 7-33, nov. 1996.
______. L´énigme du visible. Poiétique des arts visuels. Paris: Éditions de La Sorbonne/CRAV, 2013.
GOMBRICH, Ernst H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
______. Meditações sobre um cavalinho de pau. São Paulo: Edusp, 1999.
HARDY-VALLÉE, Benoit. O que é um conceito? Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2013.
IBRI, Ivo Assad. O significado de primeiridade em Schelling, Schopenhauer e Peirce. In: Cognitio, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 223-234, jun./dez. 2008.
LENHARDT, Jacques. Préface. In: CHIRON, Eliane. L´énigme du visible. Poiétique des arts visuels. Paris: Éditions de La Sorbonne/CRAV, 2013.
PEIRCE, Charles Sanders. The collected papers of Charles Sanders Peirce. Disponível em: <https://colorysemiotica.files.wordpress.com/2014/08/peirce-collectedpapers.pdf> Acesso em: 4 jul. 2018
PESAVENTO, Sandra J. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 9-27, 1995.
VELHO, Gilberto; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O conceito de cultura e o estudo das sociedades complexas. Espaço: cadernos de cultura, v. 2, p. 11-26, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.