O punctum como ausência na coleção perseverança: um percurso do olhar através do conceito de representação

Autores

  • Anderson Diego Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francisco Marshall Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.48147

Palavras-chave:

Punctum, Representação, Coleção Perseverança

Resumo

A partir da perspectiva conceitual sobre o punctum, elaborada por Roland Barthes, em A Câmara Clara, o artigo discorre sobre as suas múltiplas possibilidades de interpretação, e uma delas é o pungir da ausência. A primeira proposta é estabelecer um diálogo entre o conceito proposto por Barthes e Eliane Chiron, e o de representação, elaborado por alguns autores, dentre eles E. H. Gombrich. A segunda é analisar o punctum e sua aplicabilidade a partir da análise de um dos objetos da Coleção Perseverança , a Bolsa tipo Capanga . Ademais, a narrativa construída mostra a possibilidade do conceito barthesiano para outras manifestações humanas além da fotografia.

 

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Biografia do Autor

Anderson Diego Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Artes Visuais: História, Teoria e Crítica de Arte - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGAV/UFRGS. Mestre em História, Graduado em Design e Arte. Pesquisador das temáticas: história e arte afro-brasileira, Etnodesign, museologia da arte, memória e representação da arte e do design.

Francisco Marshall, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor e Historiador nos programas de Pós-Graduação em Artes Visuais, PPGAV, e História, PPGH, ambos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

ALMEIDA, A. D.; MARSHALL, F. O punctum como ausência na coleção perseverança: um percurso do olhar através do conceito de representação. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i2.48147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/48147. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos