Piauí é aqui: as pinturas rupestres piauienses entre a Arqueologia e a História da Arte
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v15i2.47767Palavras-chave:
História da arte, Pinturas Rupestres, Parque Nacional Serra da Capivara.Resumo
O artigo coteja as pinturas rupestres piauienses com algumas interpretações das imagens pré-históricas desenvolvidas no âmbito da História da Arte. Para isso, recupera o sistema taxonômico elaborado por Niède Guidon (1985; 1989), observando aí a presença de algumas noções postas à prova pela produção artística moderna e contemporânea. O questionamento do enquadramento convencional da História da Arte motiva também uma reconsideração do conceito de arte a partir dos registros rupestres piauienses. Por fim, frente à inadequação dos pares conceituais encontrados na área – em especial, a oposição entre naturalismo e geometrismo – propõe-se uma leitura das imagens piauienses enquanto escrituras multinaturalistas, conforme a noção concebida por Eduardo Viveiros de Castro (2015).
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