Ansiedade de Otto Stupakoff: uma análise semiótica

Autores

  • Patricia Kiss Spineli Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Edson do Prado Pfützenreuter Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i1.46524

Palavras-chave:

Fotografia. Seleção fotográfica. Semiótica Peirceana.

Resumo

O artigo descreve e analisa a fotografia Ansiedade, do fotógrafo brasileiro Otto Stupakoff, e demais fotogramas da mesma sequência. A análise da fotografia foi feita sob o prisma da semiótica peirceana e permitiu discutir a respeito dos modos pelos quais as imagens produzidas conduzem a determinado interpretante (ou interpretantes). A análise da sequência, que inclui a fotografia Ansiedade, proporcionou subsídios para se realizar inferências em relação à poética de Stupakoff, que transparece no processo de escolha do fotógrafo diante do material imagético produzido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Kiss Spineli, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Artes Visuais pela Unicamp. Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente leciona para os cursos de graduação em Fotografia, Design Gráfico, Artes Visuais e nos cursos de pós graduação em Design Digital e Gestão do Design

Edson do Prado Pfützenreuter, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Graduado em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1985). Professor do Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ABBOTT, Berenice. La fotografia en la encrucijada (1951). In: FONTCUBERTA, Joan (ed). Estética Fotográfica: una selección de textos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.

BARTHES, Roland. A Câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1984.

BAURET, Gabriel. Les traces d’une méthode. In: Les Cahiers de la photographie,

n.10, Les contacts. Paris, 1983.

BECEYRO, Raúl. Ensayos sobre fotografia. Buenos Aires: Paidós, 2003.

CONTATOS 1, a grande tradição do fotojornalismo. Produção de La Sept Arte, KS

Visions, RIFF Internacional e Centre National de la Photographie, a partir de uma ideia de William Klein/França 1990-2002. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles distribuição, 2015. 1 DVD (156 min), color.

ENTLER, Ronaldo. Fotografia e acaso: a expressão pelos encontros e acidentes. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 3 ed. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac, 2005.

FERNANDES JUNIOR, Rubens (org.). Otto Stupakoff. São Paulo: Cosac Naify,

FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Do desenho ao design: um percurso semiótico?. In:

Galáxia, n.7, 2004.

GENTIL, Valentim. Ansiedade e Transtornos Ansiosos. In: GENTIL, Valentim;

LOFUTO, Francisco Neto (Orgs.), Pânico, Fobias e Obsessões: a experiência do projeto Amban (pp. 17-30). São Paulo: Edusp, 1996.

INSTITUTO MOREIRA SALLES (Org.). Sequências/Otto Stupakoff : apresentação

de Bob Wolfenson. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LUBBEN, Kristen (Org.). Magnum: Contatos. Trad. Jorio Dauster. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.

MARTY, Robert. 76 Definitions of The Sign by C. S. Peirce. Disponível em: <http://www.iupui.edu/~arisbe/rsources/76DEFS/76defs.HTM>. Acesso em: 14/4/2017.

PEIRCE, Charles Sanders. The Collected Papers. Cambridge-Massachusetts: Harvard

University Press. 8 vols, 1958.

PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

SAVAN, D. Peirce’s semiotic theory of emotion. Proceedings of the C.S. Peirce

Bicentennial International Congress. Lubbock: Texas Tech Press, 1981, p.319–334.

SOULAGES, François. A fotograficidade. Revista Porto Arte: Porto Alegre, v.13, n.22, 2005.

______________. Estética fotográfica: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

SPINELI, P. K.; PFÜTZENREUTER, E. do P. Ansiedade de Otto Stupakoff: uma análise semiótica. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i1.46524. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/46524. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos