"Dizer no todo": palavra e imagem na obra de Mário Cesariny
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v15i2.46479Palavras-chave:
Mário Cesariny, Surrealismo Português, palavra, imagem, intertextualidadade, interdiscursividadeResumo
O artigo tem como objetivo estudar a articulação entre a palavra e a imagem na obra de Mário Cesariny, presente em diversas práticas artísticas como poemas-poesia, picto-poemas, novelas-colagem e ainda em aquamotos e composições plásticas que integram referências linguísticas. Através da análise e compreensão da relação ou interação entre signos plásticos, icônicos e linguísticos, pretende-se identificar e caracterizar territórios de significação comum, feitos de apropriações mútuas, cruzamento e partilha de espaços e confluência de intenções. O estudo evidenciou relações de intertextualidade e interdiscursividade entre textos e imagens, discursos e conteúdos ideológicos.
Downloads
Referências
ADAMOWICS, Elza. Surrealist Collage in Text and Image. Dissecting the exquisite corpse. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
ÁVILA, Maria Jesús; Cuadrado, Perfecto E. Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Instituto Português de Museus e Junta da Extremadura, 2001.
BRETON, André. Manifesto do Surrealismo. In: ______. Manifestos do Surrealismo. Tradução Pedro Tamen. Lisboa: Edições Salamandra, 1993. p. 13-53.
CESARINY, Mário. A Intervenção Surrealista. Lisboa: Assírio & Alvim, 1997.
______. Pena Capital. 3. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005.
______. Timothy McVeigh - O condenado à morte. Lisboa: Perve Global, 2006.
CUADRADO, Perfecto E. A única Real Tradição Viva. Lisboa: Assírio e Alvim, 1998.
______. Palavra/Imagem: Confluências. In: PINHARANDA, João Lima; CUADRADO, Perfecto E.. Mário Cesariny. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004. p. 217-226.
FIORIN, José Luiz. Intertextualidade e interdiscursividade. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
GUERREIRO, Manuel. Joan Brossa o la revuelta poética. Barcelona: Generalitat de Catalunya/Departament de Cultura Joan Miró, 2001.
LISBOA, António Maria. Poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995. (Texto estabelecido por Mário Cesariny de Vasconcelos).
MASINI, Andre C. Pequena coletânea de Poesia de língua inglesa. Paraná: Edição do autor, 2000.
PASCOAIS, Teixeira de. Senhora da Noite. Verbo Escuro. Lisboa: Assírio e Alvim, 1999.
PINHARANDA, João Lima. Quando o pintor é um caso à parte ou as velhas ainda lá estavam. In: PINHARANDA, J.; CUADRADO, Perfecto (Org.). Mário Cesariny. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004. p. 11-32.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem, Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2008.
WILDE, Oscar. Balada do Cárcere de Reading. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.