Pedagogias culturais e conhecimentos escolares: interpelações à educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v14i2.39670Resumo
Este artigo busca problematizar modos como as pedagogias culturais estão relacionadas aos conhecimentos escolares. Em consonância com diferentes pesquisas do campo da educação da cultura visual, o texto articula argumentação teórica que aproxima as perspectivas das pedagogias do prazer, da pergunta e do conflito. Fundamenta proposições pedagógicas que avancem da valoração crítica da cultura para considerações sobre o corpo, as experiências, os afetos, as práticas de uso de imagens e os artefatos culturais com o intuito de articular formas criativas e emancipadoras de ensinar-aprender.
Palavras-chave: Pedagogias culturais, corpo, conhecimentos escolares
Downloads
Referências
AGUIRRE, I. 2009. Imaginando um futuro para a educação artística. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria, RS: Editora da UFSM. p. 157-186.
________. 2014. Entornos da aprendizagem entre jovens produtores de Cultura Visual: traços e características. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Pedagogias culturais. Santa Maria, RS: Editora da UFSM. p. 247-274.
BERTÉ, O. 2014. Corpos se (mo)vendo com imagens e afetos: dança e pedagogias culturais. Goiânia, GO. Tese de Doutorado em Arte e Cultura Visual. Universidade Federal de Goiás, 338f.
DUARTE JÚNIOR, J. 2010. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas: Papirus, 160 p.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. 2008. Por uma pedagogia da pergunta. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 158 p.
GIROUX, H. 1999. A Cultura Popular como uma Pedagogia de Prazer e Significado: Descolonizando o corpo. In: GIROUX, H. Cruzando as fronteiras do discurso: novas políticas em educação. Artmed: Porto Alegre, p. 211-240.
_______. 1995. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. In: SILVA, T. (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 85-103.
GREINER, C. 2010. Prefácio – A educação amorosa. In: SAITO, C. N. I. Ação e percepção nos processos educacionais do corpo em formação. São Paulo: Hedra, p. 07-08.
GREINER, C.; KATZ, H. 2001. Corpo e processos de comunicação. In: Revista Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo: UNISINOS, Vol. 3, n. 2, p. 65-75, dez.
HOOKS, B. 2001. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, p. 113-123.
KATZ, H. 2005. Um, Dois, Três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID, 273 p.
_______. 2010. O papel do corpo na transformação da política em biopolítica. In: GREINER, C. O corpo em crise: novas pistas e o curto circuito das representações. São Paulo: Annablume, p. 121-132.
KATZ, H.; GREINER, C. 2005. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, p. 125-133.
KINCHELOE, J. L.; MCLAREN, P. 2010. Repensando a teoria crítica e a pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, p. 281-313.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. 2007. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 01-48.
PINKER, S. 2004. Tábula rasa – A negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 672 p.
SANTOS, B. S. 1996. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, L. H.; AZEVEDO, J. C.; SANTOS, E. S. (Orgs.). Novos Mapas Culturais – Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Sulina, p. 13-33.
SILVA, T. T. 2007. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 154 p.
_______. 2003. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 117 p.
STEINBERG, S.; KINCHELOE, J. 1997. Cultura infantil e multinacionales: la construcion de la identidade em la infancia. Madrid: Ediciones Morata, 255p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.