Acontecimento e visualidade na escola: um estudo sobre as imagens de uma ocupação imagética

Autores

  • Victor Junger Proped/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v15i2.39517

Palavras-chave:

Acontecimento, Visualidade, Escola

Resumo

Procuro pensar a multiplicidade de relações estabelecidas entre os praticantes e as imagens fotográficas em meio à ocupação imagética realizada no colégio, no âmbito de minha pesquisa de mestrado, tomando a sua aparição momentânea como acontecimento de criação da escola, assim como das visibilidades presididas em seus contextos. Para tanto, apenas me deterei sobre os deslocamentos e desaparecimentos das fotografias no dispositivo da ocupação, bem como acerca das rasuras e inscrições marcadas na superfície das imagens, como indícios de um território dinâmico, polêmico, e não menos poético, desta visualidade que, incessante, se faz instaurar nos espaços e tempos da escola.

 

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Biografia do Autor

Victor Junger, Proped/UERJ

Possui graduação em Pedagogia (UNIRIO). Completou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes pela UERJ (PPGARTES/UERJ), onde foi bolsista CAPES. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UERJ.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

JUNGER, V. Acontecimento e visualidade na escola: um estudo sobre as imagens de uma ocupação imagética. Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 93–118, 2017. DOI: 10.5216/vis.v15i2.39517. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/39517. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos