O cigarro em propaganda na revista Ilustração Brasileira: uma experiência estética

Autores

  • Lara Lopes UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.39167

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender a construção das propagandas de cigarro publicadas na revista Ilustração Brasileira entre 1937 e 1945. Essas propagandas são compostas de reproduções de fotografias de atrizes segurando um cigarro e textos que associam o produto à elegância e sensualidade. Ainda que o cigarro ganhe destaque, tanto nas imagens quanto nos textos, não há menção nessas páginas de marcas ou anunciantes - a propaganda é camuflada no conteúdo da revista se integrando a publicação como parte dela. Sendo assim, considerando que os principais elementos simbólicos das propagandas são o cigarro, o cinema e a mulher, pretende-se analisar como estes elementos foram integrados tanto nas imagens quanto nos textos, a fim de transformar o ato de fumar em uma experiência estética.

Palavras-chave: Revista Ilustração Brasileira, propaganda, cigarro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

LOPES, L. O cigarro em propaganda na revista Ilustração Brasileira: uma experiência estética. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/vis.v13i1.39167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/39167. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos