Um ovo azul e outro rosa: pedagogia Kinder e a construção visual dos gêneros e das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v14i1.36655Resumo
Em 2013, a marca Kinder lançou produtos nas versões “azul” e “rosa”, com as palavras “meninos” e “meninas” estampadas em sua embalagem. Quais as representações que o Kinder Ovo cria sobre masculinidade e feminilidade? Para discutir sobre essa temática, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica, cujo objetivo é problematizar a constituição de gênero pelas representações e discursos promovidos por artefatos culturais infantis. Utilizamos o Image Watching para investigar o corpus da pesquisa, integrado por 13 imagens do que aqui chamamos de “Pedagogia Kinder”, que apresenta às crianças pós-modernas modos restritos de viverem suas infâncias e suas identidades de gênero.
Palavras-chave: Educação, Estudo da Cultura Visual, Estudos Culturais
Downloads
Referências
ANDRADE, Paula Deporte de; COSTA, Marisa Vorraber. Usando Crianças para vender: infâncias e consumo na publicidade de revistas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.18, n.2, p.230-248, jul./dez de 2010.
BALISCEI, João Paulo. Cultura Visual e representações de gênero: O que os filmes da Disney dizem sobre meninos e meninas? In: Pedagogia 2015: Encuentro Internacional por la Unidad de los Educadores, 2015, Havana. Memorias: Pedagogia 2015: Encuentro Internacional por la Unidad de los Educadores, 2015.
BALISCEI, João Paulo; STEIN, Vinícius.Como olhamos e somos olhados Como olhamos e somos olhados pelas imagens? Estudos críticos dos artefatos da cultura visual. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.1, p.251-275, jan./jun.2015.
BALISCEI, João Paulo; TERUYA, Teresa Kazuko; STEIN, Vinícius. Como "ser homem"? Investigando discursos sobre masculinidades. Revista digital do LAV, Santa Maria, v.8, n.4, p.88-104, jan./abr.2015.
BRAGA, Eliane Rose Maio. Gênero, sexualidade e educação: Questões pertinentes à pedagogia. In: CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de; FAUSTINO, Rosângela Célia. (Orgs.). Educação e diversidade cultural - Maringá: Eduem, 2010, p. 205-218.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais. Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares: Gêneros. - Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
CHINEM, Marina Jugue. As variantes sígnicas da embalagem: as relações da percepção no processo intersemiótico na construção dos estímulos táveis e visuais. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2005. As variantes sígnicas da embalagem: as relações da percepção no processo intersemiótico na construção dos estímulos táveis e visuais, 2005. v. 4. <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/124603330325699863853199878311524296455.pdf> . Acesso em 07 de maio de 205.
CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos I: Novos olhares na pesquisa em educação. – 3. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p.103-127.
COSTA, Marisa Vorraber . Quem são, que querem, que fazer com eles? Eis que chegam às nossas escolas as crianças e jovens do século XXI. In: MOREIRA; Antonio Flávio; GARCIA, Regina Leite; ALVES, Maria Palmira. (Org.). Cultura, cotidiano e tecnologias. Araraquara (SP): Junqueira&Marin, 2006, p. 93-109.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Entre Van Goghs, Monets e Mônicas: a infância educada através de imagens. Ciências e Letras, n. 43, p. 107-123, jan/jun, 2008.
CUNHA, Susana R. Vieira da. As Transformações da Imagem na Literatura Infantil. In: PILLAR, Alice Dutra (Org). A educação do olhar no ensino das artes. – Porto Alegre: Mediação, 2011. P.129-141.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Cultura das imagens: Desafios para a arte e para a educação/ Raimundo Martins e Irene Tourinho (orgs.). - Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, p.99-123.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Imagens como pedagogias culturais em cenários da educação infantil. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pedagogias culturais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2014, p.199-223.
EVANGELISTA, O. . Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: Ronaldo M. L. Araujo; Doriedson S. Rodrigues. (Org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1ed. Campinas-SP: Alínea, 2012, v. 1, p. 52-71.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 2006. 5a Ed. (revista e ampliada). 173 p.
FILHO, João Gomes. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras, 2000.
G1. "Após ser chamado de sexista, Kinder Ovo diz respeitar diferentes opiniões". G1 - 12 de março de 2013. Disponível em < http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/03/apos-ser-chamado-de-sexista-kinder-ovo-diz-respeitar-diferentes-opinioes.html>. Acesso em 07 de maio de 2015.
GIROUX, Henry. Os filmes da Disney são bons para seus filhos? In: Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Shirley R. Steinberg, Joe L. Kincheloe (Orgs.). Tradução de George Eduardo JapiassúBricio. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 89-108.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança na educação e projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000, 262p.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Tradução de Ana Duarte. – Porto Alegre: Mediação, 2007.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Retratos da Escola , v. 7, p. 481-498, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. - Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Ago 2008, vol.19, no.2, p.17-23.
MORENO, Monsterrat. Como se ensina a ser menina: sexismo na escola. Editora da Unicamp, 2011.
MOMO, Mariângela. Infância e escola no espaço-tempo do consumo. In: KIRCHOF, Edgar Roberto; WORTMAN, Maria Lúcia; COSTA, Marisa Vorraber (org.). Estudos Culturais educação: contingências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: Ed. ULBRA, 2015, p. 93-114.
MOMO, Mariangela; COSTA, Marisa Vorraber. Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.141. p. 965-991.
NUNES, Luciana Borre . As Imagens que Invadem as Salas de Aula: Reflexões sobre Cultura Visual. 1. ed. São Paulo: Ideias & Letras, 2010. 126p .
NUNES, Luciana Borre ; MARTINS, Raimundo . "Esse é o jeito rebelde de ser": produzindo masculinidades nas salas de aula. Revista Digital do LAV, v. 8, p. 3, 2012.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Minha trajetória na formação inicial. . In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; HERNÁNDEZ, Fernando. (orgs.). A formação do professor e o ensino das artes visuais. – Santa Maria: Ed. UFSM, 2005. p. 23- 42.
OTT, Robert William. Ensinando Critica nos Museus. IN. BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação. Leitura no subsolo. 8ª ed. - São Paulo: Cortez, 2011.
SCHOR, Juliet B. Nascidos para comprar: uma leitura essencial para orientarmos nossas crianças na era do consumismo. Tradução de Eloisa Helena de Souza Cabral . São Paulo: Gente, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da.Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico/ Tomaz Tadeu da Silva– Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 128p.
STEINBERG, Shirley R; KINCHELOE, Joe L..Sem segredos: cultura infantil, saturação de informação e infância pós-modernda. In: Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Shirley R. Steinberg, Joe L. Kincheloe (Orgs.).Tradução de George Eduardo Japiassú Bricio. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 9-52.
TERUYA, Teresa Kazuko; BALISCEI, João Paulo; NASCIMENTO, Mariana Costa do. Trabalho docente na Modernidade Líquida: O Prezi no processo ensino e aprendizagem dos/as “alunos/as surfistas”. Revista Contrapontos, v.15, n.1, p.111-121, jan./abr.2015.
TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. Investindo no potencial das pedagogias culturais... In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Pedagogias Culturais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2014, p. 11-14.
VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares... In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investogativos I: Novos olhares na pesquisa em educação. – 3. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p.23-38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.