Imagens e sonoridades da formação: concepções de arte e seu ensino na perspectiva de licenciandos em Artes
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34193Resumo
O artigo tem por objetivo revelar as concepções de arte e seu ensino na perspectiva de licenciandos em Artes Visuais e Música. Esses alunos selecionaram imagens e sonoridades a partir da pergunta: “Como se constrói um professor de Artes?” O referencial teórico sócio-histórico foi utilizado para auxiliar nas análises de depoimentos, relatórios de estágio e nas postagens escritas no ambiente virtual. Esse material reflete um processo de amadurecimento dos licenciandos na construção do desejo pela docência e a compreensão do universo educacional que permeia a escola contemporânea.
Palavras-chave: Formação docente, Artes Visuais, Música
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para dispor
sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília:
Presidência da República, 2008.
EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: UNESP, 2011.
FONTANA, R.A.C. Como nos tornamos professoras? 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
LIPOVETSKY, G. e SERROY, J. O capitalismo estético na era da globalização. Portugal: Edições 70, 2014.
NOGUEIRA, M. A. Arte e experiência estética: o assombro aproximando crianças e adultos. In: ZANELLA, S.R. da S. (Org.). Arte, Estética e Formação Humana: possiblidades e críticas. Campinas, S.P.: Alínea, 2013. p. 119-126.
PERES, J.J.J. Arte, psicología y educación: fundamentos vygotskyana de la educacion artística. Madrid: Machado Libros, 2002.
RAMIREZ, F.G.T. Daño cerebral óptimo: arte, diseño y tecnología. In: CANIZAL, E.P. (Org.). La inquietante ambigüedad de la imagen. México: Azcapotzalco, 2004. p. 87-122.
SAVIANI, D. Escola e Democracia, São Paulo: Cortez Autores Associados, 2009.
___________. Educac?a?o: Do Senso Comum a? Conscie?ncia Filoso?fica. 13. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
VIGOTSKY, L. S. Teorias de las emociones. Madrid: Ediciones Akal, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.