Imagens e sonoridades da formação: concepções de arte e seu ensino na perspectiva de licenciandos em Artes

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC
  • Regina Finck Shambeck Departamento de Música - PPGMUS - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34193

Resumo

O artigo tem por objetivo revelar as concepções de arte e seu ensino na perspectiva de licenciandos em Artes Visuais e Música.  Esses alunos selecionaram imagens e sonoridades a partir da pergunta: “Como se constrói um professor de Artes?” O referencial teórico sócio-histórico foi utilizado para auxiliar nas análises de depoimentos, relatórios de estágio e nas postagens escritas no ambiente virtual. Esse material reflete um processo de amadurecimento dos licenciandos na construção do desejo pela docência e a compreensão do universo educacional que permeia a escola contemporânea. 

Palavras-chave: Formação docente, Artes Visuais, Música

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Biografia do Autor

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC

Linha de Ensino das Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - CEART/UDESC

Regina Finck Shambeck, Departamento de Música - PPGMUS - UDESC

Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Atua no Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS, desenvolvendo pesquisas na área de formação de professores, inclusão de alunos com deficiências e a repercussão das políticas públicas de educação especial.

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Publicado

2016-04-15

Como Citar

FONSECA DA SILVA, M. C. da R.; SHAMBECK, R. F. Imagens e sonoridades da formação: concepções de arte e seu ensino na perspectiva de licenciandos em Artes. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/vis.v13i2.34193. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/34193. Acesso em: 25 abr. 2024.