Entre a realidade e o engano: as anamorfoses na comunicação visual
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v14i1.33969Resumo
O presente artigo visa refletir sobre a utilização das anamorfoses no contexto da comunicação gráfica e visual começando por apresentar uma breve evolução da anamorfose na comunicação visual, desde a sua origem até à atualidade, através da análise de alguns exemplos históricos e contemporâneos de representações anamórficas utilizadas na arte e no design. Trata-se de uma reflexão sobre as potencialidades do mecanismo da anamorfose enquanto veículo de comunicação visual baseada no jogo perceptivo entre a realidade e o engano. Desta forma, propõem-se a possibilidade deste mecanismo perceptivo se enquadrar numa história mais abrangente, a história da visualidade.
Palavras-chave: Anamorfose, design, comunicação visual
Downloads
Referências
AD COUNCIL. Inspiring Change, Improving Lives. 2013. Disponível em http://www.adcouncil.org>. Acesso em 2013-02-01.
ANDERSEN, K. The Geometry of an Art. New York: Springer Science+Business Media, 2007.
BALTRUŠAITIS, Jurgis. Les Perspectives Dépraveés: Anamorphoses. Paris: Ed. Flammarion, 1984.
EDGAR MUELLER. 2013. Disponível em URL: <http://www.metanamorph.com/>. Acesso em 02-01-2015.
FELICI VARINI. 2013. Disponível em . Acesso em 02-01-2015.
HOUAISS, António; VILLAR, Mauro. Catóptrica. In Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Vol. 1. Lisboa: Temas & Debates, 2003, p. 848.
_____________. Anamorfose. In Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Vol. 1. Lisboa: Temas & Debates, 2003, p. 264.
JONTY HURWITZ. 2013. Disponível em http://www.jontyhurwitz.com/home>. Acesso em 02-01-2015.
JOSEPH EGAN. Anamorphic-Typography. In Graphic Design, Art Direction & Typography, 2013. Disponível em http://josephegan.co.uk/>. Acesso em 02-01-2015.
JULIAN BEEVER. 2013. Disponível em URL: http://www.julianbeever.net/. Acesso em 02-01-2015.
KEMP, M. The Science of Art. Optical Themes in Western Art from Brunelleschi to Seurat. New Haven e London: Yale University Press, 1990.
LANDA, R. Graphic Design Solutions. 4ª ed. Boston: Wadsworth, 2001.
MELCHIOR-BONNET, S. The mirror: A History. New York: Routledge, 2001.
THE NATIONAL GALLERY. 2013. Disponível em URL: <http://www.nationalgallery.org.uk >. Acesso em 01-02-2013.
TRINDADE, A. O. Um Olhar Sobre a Perspectiva Linear Em Portugal nas Pinturas de Cavalete, Tectos e Abóbadas: 1470-1816. Tese de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2008.
XAVIER, J. P. Perspectiva, Perspectiva Acelerada e Contraperspectiva (2ª ed.). Porto: FBAUP, 1997.
WALKER WERBEAGENTUR. Amnesty International. 2013. Disponível em http://walker.ag>. Acesso em 2013-02-01.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.