O filme e o arquivo: contexto e concepção do documentário “Sobral no plural”
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.33480Resumo
O presente artigo discute o conceito de estética do documentário “Sobral no Plural”, apresentado no II Visualidades em novembro de 2010 - evento organizado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) como forma de incentivo à produção de vídeos e exposições que articulem imagem e pesquisa. O que se pretende é, a partir de uma atividade prática já realizada pelos proponentes desse artigo, discutir a concepção de documentário e a falsa oposição entre real e imaginação que orienta algumas percepções sobre esse tipo de imagem técnica. Pretende-se também discutir como devem ser usados os documentos de um arquivo audiovisual; proposta do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome/UVA.
Palavras-chave: Documentário, imagem técnica, documento
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985, Obras Escolhidas I.
DA-RIN, Silvio Piropô. Espelho Partido: tradição e transformação do documentário cinematográfico. Orientador: Rogério Luz. Dissertação de mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de janeiro: 1995.
DELEUZE, Gilles. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol.4. São Paulo: ed. 34, 1997.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta – Ensaios para uma futura filosofia da Fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FRAVET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo. número 13, 2005, pg.155-161.
HERZFELD, Michael. A place in history: social and monumental time in a Creta town. Princeton: Princeton University Press, 1991.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo:UNESP, 2000.
LINS, Consuelo. Documentário: uma ficção diferente das outras? Jornal O Tempo, Belo Horizonte (MG): 06/02/2002.
LÉVI-STRAUSS, Claude. “Lugar da Antropologia nas Ciências Sociais e Problemas Colocados por seu Ensino”. in.: Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1967, 385-424.
METZ, Christian. Le significante imaginaire: Psychanalyse et Cinéma. Communications, nº23, Paris, Seuil: 1975.
MENDONÇA, João Martins de; SAMAIN, Étienne (Entrevistadores). Entre a escrita e a imagem. Diálogos com Roberto Cardoso de Oliveira. Revista de Antropologia. São Paulo: USP, 2000. V. 43, n. 1.
NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. Campinas (SP): Papirus, 2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
SAMAIN, Etienne and MENDONÇA, João Martinho de. Entre a escrita e a imagem. Diálogos com Roberto Cardoso de Oliveira. Revista de Antropologia, 2000, vol.43, no.1, p.185-236.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O nativo relativo. Mana, Abr 2002, vol.8, no.1, p.113-148. .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.