A forma idealizada do eu - DOI 10.5216/vis.v3i2.17965
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v3i2.17965Resumo
Segundo as conclusões de Morin, o elemento novo no conjunto de aptidões e habilidades superiores do sapiens está na pintura e na sepultura, que constituem o marco inicial de sua atividade inteligente. A pintura, repleta de significados, pode ser considerada como uma forma de linguagem, que se remete a um tempo diferente do presente, e a sepultura mostra que a espiritualidade surge no seio da mente humana, pela crença em uma nova vida, após a morte, em que a identidade do morto seria preservada. Seguindo essa idéia, é possível deduzir que a maior expressão da natureza pensante reside na sua capacidade de definir essa identidade e tal individualização passa pelo acréscimo de roupas e ornamentos ao corpo.
Palavras-chave: corpo, identidade, vestuário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.