APLICABILIDADE DA METODOLOGIA MULTIATRIBUTO NA SELEÇÃO DE HEPARINAS EM HOSPITAL PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v7i4.8972Keywords:
Assistência FarmacêuticaAbstract
Introdução: um problema enfrentado em vários hospitais e serviços públicos de saúde é selecionar os medicamentos que farão parte do arsenal terapêutico dessas instituições. Assim, adequada e racional metodologia de seleção desses fármacos se faz necessária. A seleção de medicamentos realizada de forma sistemática minimiza a subjetividade e permite uma tomada de decisão de máxima eficiência, gerando uma redução do uso dos recursos, com uma farmacoterapia de maior qualidade com o menor custo. Objetivo: este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade da Multiattribute Utility Theory (MAUT) como um método capaz de analisar sistemática e quantitativamente os fármacos permitindo avaliar diversos fatores distintos ao mesmo tempo e que pode ser útil na seleção de medicamentos em hospitais. Metodologia: as heparinas foram escolhidas para essa avaliação devido a diversidade de variáveis existentes sobre o uso de heparinas não fracionadas e heparinas de baixo peso molecular. Elas foram avaliadas, por meio de revisão bibliográfica, visando, a identificação de variáveis úteis que definam seu uso como agentes anticoagulantes e antitrombóticos. As variáveis foram mensuradas e analisadas utilizando o modelo de decisão multiatributo e desenvolvido em 10 fases. Os atributos selecionados foram: efetividade, custo, segurança, e experiência com o fármaco e comodidade de administração. Resultados: Utilizando a metodologia de multiatributo, constatou-se que o fármaco que obteve um maior valor total de utilidade foi a Heparina não fracionada. Esta continuou liderando a pontuação mesmo depois de realizada a análise de sensibilidade, onde obteve um valor de 76%. Conclusões: MAUT mostrou-se útil na seleção de agentes trombolíticos indicando ser um método bastante aplicável e reproduzível. Unitermos: Heparina não-fracionada. Heparina de Baixo Peso Molecular. Seleção de medicamentos. Multiatributo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-02-16
How to Cite
AMARAL, M. F.; PROVIN, M. P. APLICABILIDADE DA METODOLOGIA MULTIATRIBUTO NA SELEÇÃO DE HEPARINAS EM HOSPITAL PÚBLICO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 7, n. 4, p. 13, 2011. DOI: 10.5216/ref.v7i4.8972. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/8972. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais
License
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.