Homo Academicus: crise identitária e prática científica

Autores

  • Dina Maria Martins Ferreira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.17078

Palavras-chave:

identidade, logos, dogma, doxa

Resumo

Este estudo visa a argumentar sobre o construto identitário do homo academicus, ou seja, o intelectual que se estabelece no campo universitário, compartilha habitus e atitude dóxica (Bourdieu, 2007; 2009; 2011). No que tange às etiquetas identificadoras,  Bauman  (2007) categoriza o intelectual pela prática científica, situada por relações históricas. Na convergência entre espaço, valores e performativos, constrói-se uma estrada da qual emergem a  prática logocêntrica que se transforma em dogma a partir da permanência de práticas dóxicas do século das Luzes. 

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Biografia do Autor

Dina Maria Martins Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Profesora Visitante Concursada do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, UECE. Pós-doutora em Linguística e Ciências Sociais pela Unicamp e Sorbonne V (2009-2010), pós-doutora pela Unicamp (2002-2003|), doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre em Análise do Discurso pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988).  

Membro pesquisadora de grupos de pesquisan sediados na Unicamp e na Sorbonne V, líder de grupo de pesquisa pela Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

FERREIRA, D. M. M. Homo Academicus: crise identitária e prática científica. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 287–303, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i2.17078. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/17078. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo