INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS DE LONGA DURAÇÃO SOBRE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSAS

Autores

  • Vanessa Helena Santana Dalla Déa UFG
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • José Rubens Rebelatto Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
  • Alessandra Castro de Paiva Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.7425

Palavras-chave:

mulheres, gerontologia, atividade física, depressão

Resumo

Este estudo avaliou a influência de um programa de atividades físicas de longa duração nos sintomas depressivos de idosas depressivas e não depressivas. Participaram 40 mulheres, com idades entre 60 e 80 anos (Média 66,8 e DP 7,03). Foi aplicada a Escala de Depressão para Idosos antes de iniciar a atividade física e após um ano. Os dados indicam que houve diminuição nos estados depressivos dos sujeitos com e sem depressão com idade entre 60 e 70 anos. Evidenciam também que o estado depressivo dos sujeitos com idade entre 70 e 80 anos permaneceu estável. Os resultados permitem concluir que a prática da atividade física influenciou positivamente no estado de depressão das idosas participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Helena Santana Dalla Déa, UFG

Bacherel em Educação Física - Unicamp

Mestrado e Doutorado em Atividade Física, adaptação e saúde.

Projessor adjunto da UFG, departamento de Educação Física

Na disciplina: Metodologia de ensino e pesquisa em natação.

 

Edison Duarte, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Professor associado da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada, graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Biologia e Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas  e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo.

Link do curriculun lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4790544J2

José Rubens Rebelatto, Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Professor associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR – Departamento de Fisioterapia, possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1986), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), pós-doutorado em Fisioterapia Geriátrica na Universidade de Salamanca (Espanha,2004) e doutor "honoris causa" pela UFSCar em 2005.

Link do curriculun lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=C0195

 

Alessandra Castro de Paiva, Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Graduada em Fisioterapia na UFSCAR, especialização em Fisioterapia Neuro Funcional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Mestranda no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.

Link do curriculun lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4592837J6

Publicado

2009-11-30

Como Citar

DALLA DÉA, V. H. S.; DUARTE, E.; REBELATTO, J. R.; PAIVA, A. C. de. INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS DE LONGA DURAÇÃO SOBRE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.7425. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/7425. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais