A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E PAPÉIS DE GÊNERO NA INFÂNCIA: ARTICULANDO TEMAS PARA PENSAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Autores

  • Deborah Thomé Sayão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v5i0.43

Resumo

Este estudo investigou as relações de gênero em crianças de quatro a cinco anos de idade que freqüentam grupos de educação infantil na rede pública de ensino de Florianópolis. O objetivo central constituiu-se em perceber como as crianças vão construindo as identidades e os papéis de gênero nas relações que estabelecem com seus coetâneos e os adultos mais próximos nos espaços educacionais. Embasamo-nos em Scott (1995) e Louro (1997) para as definições sobre relações de gênero e tomamos a idéia de identidade de gênero de Grossi 2 SAYÃO. D. T. A construção de identidades e papéis de gênero na infância... (1998) e Stoller (1993). Partimos do ponto de vista de que as interações estabelecidas pelas crianças fazem parte do rol de experiências objetivas e subjetivas que vão criando as suas personalidades, bem como os papéis sociais de gênero. A investigação, de cunho etnográfico, pautada em Geertz (1989) e Fonseca (1999), evidenciou que mesmo entre as crianças de pouca idade os papéis de gênero estão muito próximos daqueles vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto cultural, e as identidades de gênero são experimentadas em diversos momentos de interação entre as crianças. PALAVRAS-CHAVE: Relações de gênero - Educação Física - Educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

SAYÃO, D. T. A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E PAPÉIS DE GÊNERO NA INFÂNCIA: ARTICULANDO TEMAS PARA PENSAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 5, p. 1–14, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v5i0.43. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais