ANÁLISE DA FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS TÉCNICOS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Laurita Marconi Schiavon Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro -SP
  • Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima Universidade Estadual de Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Maria Dilailça Trigueiro de Oliveira Ferreira Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro – Associação de Escolas Reunidas – ASSER.
  • Yara Machado da Silva Centro Universitário Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.29749

Palavras-chave:

Ginástica, Prática profissional, Esportes

Resumo

A presente pesquisa qualitativa apresenta e discute a formação, a atualização e as experiências dos professores de Ginástica Artística (GA) relacionadas às suas atuações profissionais.  Por meio de questionários foram coletadas informações de 57 técnicos da modalidade, de 18 cidades do interior do estado de São Paulo. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva e os qualitativos por análise de conteúdo. Foi observado que ainda permanece uma lacuna entre a formação profissional e a atuação na GA em São Paulo, maior Federação de Ginástica do Brasil. A existência de uma formação específica na área se mostra necessária para a melhoria da qualidade da atuação dos profissionais e para a continuidade de resultados internacionais significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurita Marconi Schiavon, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro -SP

Doutora e Docente do Departamento de Educação Física na UNESP/Rio Claro - SP na área de Ginástica. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação Física/Estudos da Ginástica (2003) pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação Física /Pedagogia do Esporte (2009) pela mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Ginástica (GEPPEGIN) da Unesp/RC, certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Programa de Ciências da Motricidade (UNESP) na área de Pedagogia da Motricidade Humana, Linha de Pesquisa: Educação Física, Esporte e Lazer, com ênfase em estudos sobre a Ginástica, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica geral.  http://lattes.cnpq.br/9214608426553939

Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima, Universidade Estadual de Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Pragrama de Ciências da Motricidade da Unesp/Campus Rio Claro e Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo(2012). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas da Unesp/Rio Claro.

Maria Dilailça Trigueiro de Oliveira Ferreira, Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro – Associação de Escolas Reunidas – ASSER.

Mestre e Docente da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro - ASSER. Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Rio Claro (1998). Especialista em Ginástica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Mestre em Biodinâmica da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas (GEPPEGIN) da Unesp/RC, certificado pelo CNPq. Professora do projeto Desporto de Base da Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras do Município de Piracicaba responsável pela iniciação da modalidade de Ginástica Artística. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de parkinson, atividade física, criança, trampolim acrobático, ginástica artística e treinamento.

Yara Machado da Silva, Centro Universitário Anhanguera

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Especialização em Iniciação Esportiva da Infância à Adolescência na FEFISA (2009). Atualmente é Professora de Ginástica Artística na Prefeitura Municipal de Boituva; Professora Universitária no Centro Universitário Anhanguera; e Professora de Educação Básica - Educação Física na Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Treinamento em Ginástica Artística e Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

SCHIAVON, L. M.; LIMA, L. B. de Q.; FERREIRA, M. D. T. de O.; SILVA, Y. M. da. ANÁLISE DA FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS TÉCNICOS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.29749. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29749. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais