PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Kênia dos Santos Francelino Prefeitura Municipal de Guarapari/ES
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nelson Figueiredo Andrade Filho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.24383

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O objetivo dessa investigação foi identificar, analisar e compreender as práticas de formação de um professor de Educação Física, que atua na Educação Infantil de uma rede municipal de ensino, com fins a perceber os significados presentes nessas práticas, relacionando-os com o desenvolvimento profissional do professor. Caracteriza como estudo qualitativo e utiliza a observação, os diálogos e a análise de documentos, como instrumentos para coleta de informações. As análises evidenciaram eixos estruturantes, que se referem às situações cotidianas que se expressam como práticas de autoformação relacionadas com o desenvolvimento profissional do professor, em meio às relações construídas por ele e aos registros realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kênia dos Santos Francelino, Prefeitura Municipal de Guarapari/ES

Mestre em Educação Física pela UFES, Licenciatura Plena em Pedagogia. Professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Guarapari. Secretaria Municipal de Educação. Membro pesquisador do PRÁXIS - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Pt (2009). Professora Associada do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro pesquisadora do PRÁXIS - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Nelson Figueiredo Andrade Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do CRIA - Grupo de Estudos em PráticaTeoriaPrática da Educação Física na Educação Infantil. Membro pesquisador do PRÁXIS - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

FRANCELINO, K. dos S.; FIGUEIREDO, Z. C. C.; ANDRADE FILHO, N. F. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.24383. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24383. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais