OS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO DE VANCOUVER (2010): UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SOBRE NARRATIVAS DE IDENTIDADE NACIONAL

Autores

  • Doiara Silva dos Santos University of Western Ontario
  • Otavio Guimarães Tavares da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.20613

Palavras-chave:

Identidade, Esporte, Sociologia

Resumo

A interconexão entre o esporte e os meios de comunicação é parte constitutiva do interesse geral do presente estudo no objetivo de analisar as narrativas da identidade brasileira no contexto de um megaevento esportivo: os Jogos Olímpicos de Inverno. Esta investigação de caráter etnográfico perpassa: as narrativas de identidade a partir da mídia impressa; o discurso de atletas brasileiros; e as atitudes e reações do público olímpico em um contexto de alteridade (VELHO, 1999). Os Jogos Olímpicos se constituem como um palco de dramatizações (MACALOON, 1984) no qual se engendram jogos de identidade e oscilações estruturais de identificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doiara Silva dos Santos, University of Western Ontario

Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-BA (2007). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011). Doutoranda em Educação Física (2012)- University of Western Ontario, London, Canadá. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Representação Social e Mídia (GERSOM), UESC/BA. Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (CESPCEO) UFES. Temas de interesse: Educação Física, identidade, comunicação, mídia, sociologia do esporte, Estudos Olímpicos, Metodologias de Pesquisa em Mídia.

Otavio Guimarães Tavares da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), pós-graduação em Olympic Studies pela International Olympic Academy - Grécia (1997), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Educação Física pela Universidade Gama Filho. É Professor Associado do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenador do PPGEF/UFES (mestrado), Tutor do Grupo PET/EF e Líder do ARETE - Centro de Estudos Olímpicos. Tem experiência na área de Educação Física, concentrando seus estudos e pesquisas nos seguintes temas: estudos sócio-antropológicos das práticas corporais, estudos olímpicos e educação física escolar.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

DOS SANTOS, D. S.; TAVARES DA SILVA, O. G. OS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO DE VANCOUVER (2010): UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SOBRE NARRATIVAS DE IDENTIDADE NACIONAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i4.20613. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/20613. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais