BARREIRAS E FACILITADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ana Paula Prestes de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Doralice Lange de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Suelen Barboza Eiras de Castro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.20113

Palavras-chave:

Programa Segundo Tempo, Barreiras, Facilitadores.

Resumo

Investigamos as principais barreiras e facilitadores para a implementação do Programa Segundo Tempo (PST). A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas. Para o coordenador do PST no município, as principais barreiras relacionam-se com a falta de articulação entre os interesses das partes envolvidas. Já para os coordenadores de núcleo, relacionam-se com a falta de autonomia e apoio para o trabalho. Os principais facilitadores são a oferta de materiais esportivos, carga horária para planejamento e reforço alimentar. Alguns fatores são vistos ora como barreiras e ora como facilitadores: estrutura física para as atividades e armazenamento de materiais e presença de outros programas nas proximidades onde o PST é desenvolvido.

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Biografia do Autor

Ana Paula Prestes de Souza, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Educação Física e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4772096422914535

Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de Harvard. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6334357189847749

Suelen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2635209251017766

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

SOUZA, A. P. P. de; SOUZA, D. L. de; CASTRO, S. B. E. de. BARREIRAS E FACILITADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i4.20113. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/20113. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais