PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Junior Vagner Pereira da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16421

Palavras-chave:

Educação Física, Conteúdos, Estilo de ensino

Resumo

Do tipo descritivo/exploratório, o estudo avaliou a prática pedagógica de professores de Educação Física, tendo como amostra 6 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública. Embora outros conteúdos sejam ministrados, os esportes coletivos tradicionais, sobretudo o futebol, predominaram. Em relação às estratégias metodológicas, apenas o estilo de ensino por tarefa foi utilizado. Conclui-se que, embora os esportes tradicionais sejam conteúdos importantes de serem trabalhados ao longo da formação básica, sua utilização excessiva contribuiu com a “monocultura” corporal do movimento. Em relação às estratégias metodológicas, conclui-se que as utilizadas pelos professores pouco contribuem com a formação crítica, criativa e autônoma dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB, Docente do Colegiado em Educação Física - Departamento de Ciências da Saúde - Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus, BA; atualmente atua como Editor Adjunto na Revista Brasileira de Ciência e Movimento - RBCM e desenvolve estudos relacionados a Educação Física Escolar, Políticas Públicas de lazer e acessibilidade.

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

SILVA, J. V. P. da. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.16421. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16421. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais