O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA

Autores

  • Fábio Cunha Sousa UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-
  • Marcílio Souza Júnior universidade de pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.13003

Palavras-chave:

currículo, crítico

Resumo

Este texto é parte de uma dissertação de mestrado do programa associado de pós-graduação da Universidade de Pernambuco UPE e a Universidade Federal da Paraíba UFPB. Temos como objetivo apresentar o currículo numa perspectiva interativa práxica. Metodologicamente, foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, nos subsidiando da hermenêutica dialética, da entrevista semi estruturada e da análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão, temos que a literatura estudada aponta para uma perspectiva crítica do currículo, superando a visão positivista, que tem a construção curricular realizada em gabinetes apenas por especialistas. Um currículo numa visão interativa práxica, construída numa relação entre teoria e prática e com a participação de vários atores sociais. As entrevistas revelaram o currículo como à vida na escola, a dinâmica curricular, o currículo refletido cotidianamente a partir da participação efetiva do professor na construção curricular.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Educação Física e Treinamento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Cunha Sousa, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-

Mestre em Educação Física UPE-UFPB; professor de educação física da SEE-PE; Membro da comissão provisória do CBCE-PE; Membro do grupo de pesquisa em educação física em esporte ETHNÓS/ESEF-UPE.

Marcílio Souza Júnior, universidade de pernambuco

Doutor em Educação pela UFPE; Professor UPE e FASNE; Pesquisador do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHINÓS) da ESEF - UPE (laboratório de Estudos pedagógicos)

Downloads

Publicado

2013-03-28

Como Citar

SOUSA, F. C.; SOUZA JÚNIOR, M. O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.13003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13003. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais