CORPO E MOVIMENTO: PRODUZINDO DIFERENÇAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas
  • Marina Mariano Universidade Estadual de Campinas
  • Liane Apareceida Roveran Uchoga Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12375

Palavras-chave:

Educação Infantil, gênero, movimento

Resumo

Este artigo analisa as relações entre gênero e movimento na Educação Infantil a partir de duas pesquisas realizadas em instituições desse nível de educação em cidades distintas do estado de São Paulo. Em ambas foram feitas observações etnográficas e entrevistas, sendo que uma delas, realizada na cidade de Campinas, investigou como o corpo e o movimento eram tratados dentro da rotina escolar, enquanto a segunda, realizada em Vinhedo, problematizou as relações de gênero dentro de aulas de Educação Física. Analisamos aqui como as diferentes formas de intervenção de professores e professoras produziam relações e significados de gênero distintos durante suas aulas. Concluímos que diferentes formas de intervenção podem estimular ou não a segregação de meninos e meninas nesse espaço.

Palavras-chave: Educação Infantil. Gênero. Movimento. Educação Física.

Downloads

Biografia do Autor

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

Professora doutora da Universidade Estadual de Campinas, onde atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Gênero e Sexualidade. Coordena o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação, vinculado à Faculdade de Educação Física da UNICAMP

Marina Mariano, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física (Unicamp), área de concentração: Educação Física e Sociedade.

Liane Apareceida Roveran Uchoga, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: educação física e sociedade.Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: Educação Física e Sociedade.
Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: educação física e sociedade.
Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: educação física e sociedade.


Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

ALTMANN, H.; MARIANO, M.; UCHOGA, L. A. R. CORPO E MOVIMENTO: PRODUZINDO DIFERENÇAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.12375. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12375. Acesso em: 5 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais