FRANKENSTEIN E CYBORGS: PISTAS NO CAMINHO DA CIÊNCIA INDICAM O "NOVO EUGENISMO"
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.110Resumo
Este estudo analisa as atuais possibilidades de intervenções no corpo em busca de ampliá-lo, tornando-o mais bem adaptado às condições contemporâneas. Através das lentes da Eugenia do final do século XIX e início do XX, propomos buscar elementos que nos ajudem a pensar nossa atmosfera. De posse de reportagens coletadas em jornais e revistas de grande circulação e atentos aos dois períodos, identificamos muitas das novas tecnologias do corpo carreadoras de permanências daquilo que foi a busca pelo corpo melhorado. Denominadas “novo eugenismo”, as atuais introjeções tecnológicas assumem características próprias do nosso tempo, ao passo que guardam semelhanças profundas com aquilo que se chamou Eugenia. PALAVRAS-CHAVE: eugenia – ciência – adaptações do corpoFDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).