Desafios no cuidado às complicações agudas do diabetes mellitus em serviço de emergência adulto

Daiani Moraes Oliveira, Soraia Dornelles Schoeller, Karina Almeida Hammerschmidt, Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Cecília Arruda

Resumo


O diabetes mellitus impõe múltiplos desafios às pessoas afetadas, suas famílias e ao sistema de saúde. Teve como objetivo analisar fortalezas e fragilidades no atendimento de enfermagem às complicações agudas do diabetes mellitus num serviço de emergência adulto. Pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória, realizada entre maio e julho de 2013, mediante entrevistas semiestruturadas com 18 profissionais de enfermagem de um hospital do sul do Brasil. Para organização e análise dos dados, elencaram-se categorias temáticas: estruturação dos serviços de saúde e equipes de trabalho, cada uma com suas fortalezas e fragilidades. Destaca-se que o desafio de qualificar os atendimentos às pessoas com diabetes vai além da estruturação da rede de atenção à saúde e estabelecimento de rotinas assistenciais adequadas a cada instituição, estão aliadas ao conhecimento técnico da equipe profissional, desenvolvimento de habilidades de comunicação, sensibilização sobre a importância do autocuidado e adesão ao tratamento.


Palavras-chave


Enfermagem em Emergência; Diabetes Mellitus; Complicações do Diabetes; Serviço Hospitalar de Enfermagem

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v18.35523

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Logotipo do Ibict