A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Janaina Andretta Dieder Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH e Bolsista do PICF - Programa de Iniciação Científica Feevale - Universidade Feevale.
  • Luís Eurico Kerber Universidade Feevale
  • Katia Ternus Secretária Municipal de Educação da cidade de Novo Hamburgo (SMED) e Bolsista CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.38403

Palavras-chave:

Educação Física. Formação continuada. Docência.

Resumo

O estudo busca investigar a percepção dos professores do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Feevale em relação ao desenvolvimento acadêmico dos bolsistas do subprojeto PIBID Educação Física, inseridos no programa de 2012 a 2014. Adota o delineamento de um estudo qualitativo descritivo. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram entrevista semi-estruturada e diário de campo, contando com a participação de seis docentes. Ficou evidente a relevância do programa no meio acadêmico, no qual incentiva a docência e possibilita uma formação diferenciada para os bolsistas através da articulação entre teoria e prática, impactando no gosto ou não pela docência, bem como na mudança de comportamento de acadêmicos após o ingresso no programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Andretta Dieder, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH e Bolsista do PICF - Programa de Iniciação Científica Feevale - Universidade Feevale.

Acadêmica do 7º semestre de Licenciatura em Educação Física na Universidade Feevale de Novo Hamburgo-RS. Atualmente é professora de atletismo no Programa Corrida Pela Cidadania - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais - Universidade Feevale e árbitra da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS). Tem experiência na área de Educação Física. É Vice-presidente do Comitê de Estudantes da Federação Internacional de Educação Física (CEFIEP), Diretora de Esportes do Diretório Central de Estudantes (DCE - Universidade Feevale) e Presidente do Diretório Acadêmico de Educação Física - Universidade Feevale.

Luís Eurico Kerber, Universidade Feevale

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Feevale (1997). Pós-graduado Latu-sensu em Ciências da Atividade Física - Aspectos da Medicina do Esporte, pela UNOPAR(2000). Mestrando do curso de Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Atualmente é professor auxiliar nível 2B no Ensino Superior da Universidade FEEVALE e bolsista Capes como Coordenador de área do PIBID Educação Física Feevale.

Katia Ternus, Secretária Municipal de Educação da cidade de Novo Hamburgo (SMED) e Bolsista CAPES.

Acadêmica do 8º semestre do curso de Educação Física na Universidade Feevale de Novo Hamburgo-RS. Bolsista CAPES na Universidade Feevale pelo programa PIBID Educação Física dês do ano de 2013 até a atualidade. Auxiliar de ensino de projeto de psicomotricidade na Escola Municipal de Ensino Infantil Beija Flor Zuleika Mariza Kunz. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

DIEDER, J. A.; KERBER, L. E.; TERNUS, K. A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i3.38403. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38403. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais