PAIS OUVINTES, FILHO SURDO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA

Autores

  • Layane Rodrigues de Lima Santos Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília.
  • Denise Moura Carvalho Licenciada em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v1i2.41493

Resumo

Esta pesquisa analisa o processo de aquisição de linguagem de uma criança surda filha de pais ouvintes. O referencial teórico parte das discussões sobre teorias de aquisição da linguagem por surdos. A metodologia empregada é qualitativa, por meio de um estudo de caso que investiga fatores linguísticos e sociais no processo de aquisição de linguagem de uma criança surda. Foram feitas observações sobre a comunicação entre a criança surda e sua mãe ouvinte e foi coletado um questionário com o objetivo de saber a opinião da mãe a respeito de questões de aquisição de língua por sua filha surda. Os resultados indicam que a criança surda se comunica com a mãe mais por meio de gestos, gestos caseiros e língua oral do que por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Porém, quando há necessidade veemente de que mãe e filha se entendam, é feito o uso de gestos ou da Libras. Em consonância com os autores visitados, percebeu-se a necessidade do uso da língua de sinais como primeira língua dessa criança surda para uma efetiva e eficaz comunicação com a sua mãe. Dessa forma, este trabalho contribui para que a comunidade em geral e os pais ouvintes de crianças surdas conheçam o processo de aquisição de língua de seus filhos e busquem, a partir de estudos realizados aqui, a maneira mais saudável de estimular seus filhos a se comunicarem e se desenvolverem linguisticamente.

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Biografia do Autor

Layane Rodrigues de Lima Santos, Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília.

Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora de Línguística e de Língua Portuguesa do Departamento de Libras e Tradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e Doutoranda em Liguística pela Universidade de Brasília.

Denise Moura Carvalho, Licenciada em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Intérprete de Libras pela Câmara Municipal de Goiânia e Professora Intérprete de Libras na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer – SEDUCE.

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Publicado

2016-12-18

Como Citar

SANTOS, L. R. de L.; CARVALHO, D. M. PAIS OUVINTES, FILHO SURDO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 190–203, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i2.41493. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/41493. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos