O POEMA EM LIBRAS BANDEIRA BRASILEIRA DE NELSON PIMENTA A PARTIR DE UM PONTO DE VISTA FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v1i2.44684Abstract
Este é um estudo sobre a construção formal de alguns versos sinalizados do poema Bandeira brasileira de Nelson Pimenta, destacado ator e poeta surdo brasileiro. Utilizando-se das noções da estrutura fonológica, gesto e dos efeitos da modalidade sobre a linguagem espacial, o estudo pretende verificar a construção do poema em Libras, a partir de um ponto de vista formal. O poema referido destaca-se por uma contextualização crítica da forma e de temas consagrados pela tradição surda brasileira. Peter MacNeilage (2008), Janzen e Shaffer (2002), Quadros e Sutton-Spencer (2006), Karen Emmorey (2002), entre outros autores, contribuíram para o referencial teórico deste ensaio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.