Estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa para crianças surdas

Autores

  • Adriana Pereira Claudio Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. E-mail: adriana.claudio@ufms.br
  • Raquel Elizabeth Saes Quiles Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. E-mail: rsaesquiles@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0943-2259

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v7.72965

Palavras-chave:

Libras; educação bilíngue; língua portuguesa para surdos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar algumas estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa para crianças surdas. Para o alcance deste intento, algumas reflexões se colocam como centrais, como os processos de aquisição da linguagem, o ensino da Libras como primeira língua (L1) para surdos e o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2). A metodologia pautou-se na abordagem do estudo teórico e qualitativo, do tipo descritivo. Quanto à classificação do estudo, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, apresentam-se algumas sugestões de estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa para crianças surdas, com base na educação bilíngue e com foco no fortalecimento das interações e comunicação social. A pesquisa permitiu o entendimento do processo de aquisição da linguagem e a importância da aquisição da Libras como L1 para fundamentar a discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa como L2. Conclui-se que, no caso de crianças surdas, a Libras servirá de base linguística nas negociações para promover o ensino da Língua Portuguesa. Por conseguinte, o ambiente educacional deve fornecer oportunidades linguísticas ricas em informações e interações, compreendendo que cada língua tem suas características distintas, assim como seu papel e valores sociais.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

CLAUDIO, A. P.; QUILES, R. E. S. Estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa para crianças surdas. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 7, 2022. DOI: 10.5216/rs.v7.72965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/72965. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático