Proficiência de leitura de alunos surdos no ensino superior: uma análise a partir de textos em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v7.72811

Palavras-chave:

proficiência de leitura, textos em Libras, multimodalidade

Resumo

O artigo baseia-se na dissertação de mestrado de Souza (2021), que verificou se o processo de leitura de textos em Libras, registrados em vídeo, equivale ao processo de leitura de textos escritos, no que tange à articulação de competências e conhecimentos prévios por parte do leitor, impactando, assim, sua proficiência de leitura. As hipóteses eram que: (a) a leitura de certos textos em Libras exigiria do leitor conhecimentos prévios de ordem linguística e social, tal como textos escritos e (b) leitores com maior grau de escolaridade apresentariam maior proficiência leitora. Foram selecionados participantes surdos, falantes de Libras, que foram divididos em dois grupos: graduandas e doutorandas. Foram realizados encontros individuais em que os participantes deveriam fazer a leitura de textos em Libras e responder algumas perguntas. As hipóteses foram confirmadas e verificou-se também que os recursos multimodais não foram suficientes para garantir a compreensão dos textos e que a experiência leitora no português brasileiro pode servir como base geral para os conhecimentos necessários para a leitura em Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.

CARNEIRO, Teresa Dias; VITAL, Dafny Saldanha Hespanhol; SOUZA, Rodrigo Pereira Leal de. O processo de produção de textos traduzidos para Libras em vídeo no Departamento de Letras-Libras (UFRJ) comparado ao processo de produção de traduções editoriais entre línguas orais. Belas Infiéis, v. 9, n. 5, p. 135-166, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/31990. Acesso em 22 jun. 2022.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

GOLDIN-MEADOW, Susan; BRENTARI, Diane. Gesture, sign, and language: The coming of age of sign language and gesture studies. Behavioral And Brain Sciences, [s.l.], v. 40, p.1-59, 5 out. 2017. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.1017/s0140525x15001247.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009. 220 p.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018. 168 p.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Nova Iorque: Routledge, 2010. 212 p.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 133 p.

MARQUES, Rodrigo Rosso; OLIVEIRA, Janine Soares de. A normatização de artigos acadêmicos em libras e sua relevância como instrumento de constituição de corpus de referência para tradutores. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA, 2012, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: Ufsc, 2012. p. 1 - 7. Disponível em: https://www.congressotils.com.br/anais/anais/tils2012_metodologias_traducao_marquesoliveira.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.

MEDEIROS, Jonatas Rodrigues. Tradução e letramento acadêmico: uma proposta metodológica do processo tradutório do par linguístico Língua Portuguesa/Libras. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Libras) - Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/59016. Acesso em 22 jun. 2022.

SANTOS, Leonor Werneck.; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Cláudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.

SOUZA, Saulo Xavier de. Performances de tradução para a língua brasileira de sinais observada no curso de Letras-Libras. 2010. 174 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução: Lexicografia, Tradução e Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94642. Acesso em: 22 jun. 2022.

SOUZA, Rodrigo Pereira Leal de. Análise da proficiência de leitura de alunos do ensino superior a partir de textos em Libras. 2021. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lp6XWbeqDnM1aQrl684RNGQw6SWx3aXX/view. Acesso em: 22 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

SOUZA, R. P. L. de; FREITAS JUNIOR, R. de. Proficiência de leitura de alunos surdos no ensino superior: uma análise a partir de textos em Libras. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 7, 2022. DOI: 10.5216/rs.v7.72811. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/72811. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos