“Luta por reconhecimento”: análise crítica dos discursos do Povo Surdo sobre a temática do ENEM 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v7.70195

Palavras-chave:

análise crítica do discurso; luta por reconhecimento; comunidade surda; ENEM 2017.

Resumo

Nesta pesquisa, o objetivo foi, com base na visão crítica das práticas sociais, analisar, por meio das lexias positivas e negativas, os discursos de vitimização e/ou empoderamento da comunidade surda contidos em comentários, no Facebook, sobre o tema da redação do ENEM 2017, a saber “Desafios para a educação de surdos no Brasil”. Para isso, buscamos aporte teórico na Análise Crítica do Discurso, nos Estudos Surdos e na Gramática Sistêmico-Funcional. Utilizamos a metodologia qualitativo-interpretativa, seguindo os passos indicados por Pedrosa (2018) na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso. Como resultado, as análises dos discursos nos proporcionaram reflexões sociais sobre as reivindicações do Povo Surdo e sua “Luta por Reconhecimento” de sua cidadania.

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Publicado

2022-02-17

Como Citar

PEDROSA, C. E. F. .; ALVES, J. B. “Luta por reconhecimento”: análise crítica dos discursos do Povo Surdo sobre a temática do ENEM 2017. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 7, 2022. DOI: 10.5216/rs.v7.70195. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/70195. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos