Dificuldades apresentadas por alunos surdos na aquisição de conceitos químicos

Autores

  • Raul Freitas Lima Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v4.59584

Palavras-chave:

Chemistry teaching, Deaf students, Inclusive education

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões sobre as dificuldades apresentadas por alunos surdos na
aquisição de conceitos químicos. Entende-se que as dificuldades desses estudantes são as
mesmas dos alunos ouvintes, em decorrência da baixa carga horária da disciplina, da elevada
abstração dos conceitos e da ausência de laboratórios. Entretanto, algumas características dos
alunos surdos, somadas às dificuldades anteriores, dificultam ainda mais sua aprendizagem.
Entre esses fatores estão: a ausência de formação científica do Intérprete da Língua de Sinais,
a inexistência de sinais para determinados conceitos científicos e a língua portuguesa, utilizada
pelo professor, diferente da língua do aluno surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

LIMA, R. F. Dificuldades apresentadas por alunos surdos na aquisição de conceitos químicos. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/rs.v4.59584. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/59584. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos