O processo de escolarização do surdo usuário de libras e seus desafios: revisão de literatura

Autores

  • Adriana Ribeiro de Freitas Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Cláudia Maria Silva Ribeiro Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Neuma Chaveiro Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v4.59340

Palavras-chave:

Surdez e aprendizagem, Surdez e leitura, Surdez e escrita, Escolarização do surdo

Resumo

A política educacional inclusiva objetiva uma educação integradora. Ainda que a Legislação reconheça a Libras como língua oficial dos surdos, essa população encontra dificuldades no processo de escolarização. Assim, este estudo tem como finalidade investigar as principais barreiras enfrentadas pelo surdo no processo de escolarização por meio de uma revisão da literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no mês de setembro de 2018. Foram identificadas 19 publicações, categorizadas em quadros nos quais constam autor(es), ano, título, objetivo e conclusão de cada uma das pesquisas encontradas. A ausência de uma comunicação eficaz, as diferenças linguísticas entre a Libras e o português, a falta de adaptação das atividades pedagógicas e o desconhecimento dos impactos da surdez no processo de aquisição da escrita, são apontadas como barreiras para o processo de escolarização do surdo.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria Silva Ribeiro Amaral, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Goiânia, Goiás, Brasil

Cláudia Maria Silva Ribeiro Amaral. Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica e Goiás/PUC-Goiás. Pós-graduanda em Disfagia com enfoque hospitalar pelo Centro de Estudos Avançado e Formação Integrada/CIAFI. Pós-graduanda em ABA para intervenção em Autismo e Deficiência Intelectual pelo Child Behavior Institute of Miami/CBI of Miami (EAD).

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Publicado

2019-11-27

Como Citar

FREITAS, A. R. de; AMARAL, C. M. S. R.; CHAVEIRO, N. O processo de escolarização do surdo usuário de libras e seus desafios: revisão de literatura. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/rs.v4.59340. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/59340. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos