A inserção laboral dos titulados em tradução e interpretação na Universitat Autònoma de Barcelona
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v4.57515Palavras-chave:
Inserção laboral, Graduados em Tradução e Interpretação, Estudo de mercado, Tarefas profissionais, Serviços linguísticosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de mercado sobre a inserção laboral dos graduados em tradução e interpretação da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha. O estudo analisa a trajetória acadêmica, a situação de trabalho e os fatores que influenciam na obtenção de um trabalho relacionado aos estudos e com o nível salarial dos graduados de 10 cursos acadêmicos. Os resultados mostram que há um número significativo de graduados empregados com um nível salarial médio. Observa-se também que grande número de sujeitos optou por continuar sua trajetória acadêmica no final do curso. A sobreformação influencia positivamente, juntamente com as estadias no exterior, o nível salarial. A atividade profissional dos egressos é muito diversa e, de alguma forma, aproxima-se mais da transversalidade típica dos estudos de línguas aplicadas e das relações internacionais, do que da especificidade dos estudos em tradução e interpretação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.