O galo e a raposa
Palavras-chave:
Fábulas. Galo. Raposa. Literatura Surda. ELisResumo
A fábula “O galo e a raposa”, traduzida para a língua brasileira de sinais – Libras, foi um produto da disciplina de Literatura surda, do curso de Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás. A disciplina, além do gênero literário – fábula, também englobava outros gêneros como narrativa surda, contos de fadas, piadas, poesias etc. O seu objetivo referiu-se à produção literária desses gêneros em língua portuguesa, e Libras nas modalidades sinalizada e escrita com o sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais – ELiS. A princípio, um exercício da disciplina propunha a escolha do texto, adaptação para a Libras, apresentação e registro por escrito de uma fábula. O texto escolhido e adaptado baseou-se na versão disponível no site Mundo das Mensagens. No processo de tradução da fábula “O galo e a raposa”, do português para a Libras, buscamos manter seus aspectos imagéticos para propiciar um melhor entendimento por parte dos falantes de Libras (CASTRO, 2013), uma vez que este recurso preserva a gramaticalidade espacial da Libras. Por último, para o registro escrito da fábula, utilizou-se o sistema brasileiro de escrita, ELiS, elaborado por Barros (2015).Downloads
Referências
BARROS, Mariângela Estelita. ELiS: sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Penso, 2015.
CASTRO, Nelson Pimenta de. Aspectos imagéticos da linguagem cinematográfica e da língua de sinais na tradução de fábulas para Libras. In.: QUADROS, R. M. de; STUMPF, M. R.; LEITE, T. A. de. Estudos da Língua Brasileira de Sinais I. V.I. Florianópolis: Insular, 2013.
LA FONTAINE, Jean. “O galo e a raposa” In: Saber Literário. Disponível em: https://saber-literario.blogspot.com/2015/02/o-galo-e-raposa-jean-de-la-fontaine.html. Acesso em: 25 mai. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.