A EDUCAÇÃO DE SURDOS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.36178Resumo
Este artigo foca na experiência de adaptação de material didático para os alunos surdos de três escolas regulares, nas quais os professores trabalham com a presença do intérprete. A metodologia da pesquisa privilegiou o enfoque qualitativo por meio do uso de questioários aplicados aos professores regentes, aos alunos surdos atualmente matriculados nas escolas pesquisadas que usam como a sua primeira língua a Libras, e os intérpretes de Libras contratados como professores efetivos nessas escolas possuindo formação em pedagogia. O estdo aconteceu nas Escolas de Educação Municipal em Itajaí - Santa Catarina. Os dados coletados foram organizados em grupos de análise considerando os elementos de maior existência ou importância. Os dados indicam que os professores precisam ter informações e conceitos básicos sobre a língua de sinais, para que a inclusão escolar ocorra de fato. Algumas respostas dos questionários mostraram total desconhecimento sobre a Libras, sobre a cultura surda e a adaptação visual. O engajamento dos professores é de suma importância para a efetivação de práticas coerentes para o aprendizado do surdo, porém, toda a comunidade acadêmica tem um papel importante nesse processo, Observando-se a presença de alunos surdos na escola cria-se a necessidade de adaptações dos conteúdos e também a importância de aprender Libras como possibilidade de desenvolver a aprendizagem destes alunos surdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-02-01
Como Citar
ZANCANARO, L. A.; LUI ZANCANARO, T. M. A EDUCAÇÃO DE SURDOS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–11, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i1.36178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/36178. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.