A EDUCAÇÃO DE SURDOS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Luiz Antonio Zancanaro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiane Maria Lui Zancanaro Especialização em Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.36178

Resumo

Este artigo foca na experiência de adaptação de material didático para os alunos surdos de três escolas regulares, nas quais os professores trabalham com a presença do intérprete. A metodologia da pesquisa privilegiou o enfoque qualitativo por meio do uso de questioários aplicados aos professores regentes, aos alunos surdos atualmente matriculados nas escolas pesquisadas que usam como a sua primeira língua a Libras, e os intérpretes de Libras contratados como professores efetivos nessas escolas possuindo formação em pedagogia. O estdo aconteceu nas Escolas de Educação Municipal em Itajaí - Santa Catarina. Os dados coletados foram organizados em grupos de análise considerando os elementos de maior existência ou importância. Os dados indicam que os professores precisam ter informações e conceitos básicos sobre a língua de sinais, para que a inclusão escolar ocorra de fato. Algumas respostas dos questionários mostraram total desconhecimento sobre a Libras, sobre a cultura surda e a adaptação visual. O engajamento dos professores é de suma importância para a efetivação de práticas coerentes para o aprendizado do surdo, porém, toda a comunidade acadêmica tem um papel importante nesse processo, Observando-se a presença de alunos surdos na escola cria-se a necessidade de adaptações dos conteúdos e também a importância de aprender Libras como possibilidade de desenvolver a aprendizagem destes alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Zancanaro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Linguistica

Tatiane Maria Lui Zancanaro, Especialização em Educação de Surdos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2016-02-01

Como Citar

ZANCANARO, L. A.; LUI ZANCANARO, T. M. A EDUCAÇÃO DE SURDOS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–11, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i1.36178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/36178. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos