Apresentação do Dossiê Lelé, 90 anos
Palavras-chave:
Apresentação. Dossiê. Lelé. 90 anos.Resumo
Em comemoração ao nonagésimo aniversário de nascimento de Lelé, e como coordenadora do Grupo Faber: Arquitetura, Construção, Tecnologia e Patrimônio, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, organizamos, junto ao Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), este
número especial da Revista Jatobá em sua homenagem.
A obra de Lelé é de produção vasta e amalgama conhecimentos e sensibilidades que merecem atenção no universo da arquitetura. Consiste em realizações com valores técnico, estético, histórico e social que temos como tarefa estudar e entender para melhor preservar.
De caráter investigativo, experimental e absolutamente corajoso, a obra pré-fabricada de Lelé tem a generosidade e o rigor técnico como partida e a atenção ao ser humano como propósito. A sua inspiração inventiva criou na pré-fabricação em arquitetura sistemas construtivos, relacionando componentes com complexidade ao invés de apenas justapô-los. Suas obras consistem em edifícios de elaboração e precisão excepcionais, apesar de simples na sua montagem. Combina invenção técnica, método construtivo e resultado formal com redução de tempos e custos, da concepção até a montagem, sempre comprometido com a sustentabilidade em arquitetura, e apesar de não adotar o termo.
Desde a demolição de dezenas de escolas construídas por Lelé enquanto coordenava a Fábrica de Equipamentos Comunitários (FAEC), no ano de 2015 em Salvador, o grupo de pesquisa FABER realiza ações pelo reconhecimento da sua especialidade. A preservação e conservação da sua arquitetura demandam a adoção de métodos, técnicas e ferramentas, incondicionalmente ligados ao entendimento da sua unicidade.
Neste ano de 2022, muito contribuiu a realização pelo DOCOMOMO Brasil e Grupo FABER do evento DOCO30+LELÉ90, comemorativo aos trinta anos do DOCOMOMO no Brasil e os noventa anos de aniversário de Lelé. Estudiosos, pesquisadores, profissionais e estudantes da arquitetura moderna, no Brasil e internacionais, apresentaram e debateram ricamente a sua obra, indubitavelmente de relevância para a arquitetura de todos os tempos.
Nesta edição da Revista Jatobá buscamos continuar contribuindo para este fim, trazendo artigos que abordam diferentes aspectos e fases da sua obra, ainda tanto a ser descoberta, especialmente dada a sua significância.
Nossos parabéns a ele!
Viva o Lelé!
Downloads
Referências
Não se aplica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Jatobá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.