Intersecciones entre la vivienda y la obra arquitectónica de Heidegger

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v5.76939

Palabras clave:

Arquitectura, Habitar, Sostenibilidad

Resumen

Este artículo trae una mirada al concepto de vivienda propuesto por el filósofo Martin Heidegger expuesto en el ensayo 'Construir, habitar, pensar' y las intersecciones de este concepto con la práctica arquitectónica. El estudio tiene carácter de interés intelectual, ya que pretende profundizar en la comprensión del concepto de vivienda y su relación con la arquitectura. La arquitectura dialoga con el concepto de habitar en diferentes momentos, ya sea en la relación que establece con el lugar y los elementos del sitio, como en las decisiones e intenciones proyectuales, aspectos que van desde la creación arquitectónica hasta la conformación y uso final de la arquitectura. El concepto de habitar propuesto por la filósofa muestra que la arquitectura se materializa como el habitar mismo en tanto resulta de un conjunto de elecciones intencionales y configura un modo de estar en el mundo. Se espera que las preguntas presentadas aquí sean una invitación a repensar la forma en que habitamos el mundo como personas y como arquitectos profesionales.

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Biografía del autor/a

Gislaine Carolina da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catariana, Brasil, gislainecarolina@outlook.com

Mestra pelo o Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósArq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pesquisa na área de Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído. É integrante do Grupo de Pesquisa em Arquitetura Ecopoética da mesma Universidade desde 2019. Arquiteta e Urbanista graduada pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM (2014-2018). Foi estagiária do Laboratório de Conforto Ambiental no UNIPAM (2016-2018). Foi estagiária do escritório Beton Construtora e Engenharia LTDA (2016-2018). Desenvolveu dois projetos de iniciação científica intitulados: Reaproveitamento de resíduos de EPS: uma aplicação prática na criação de paineis temoacusticos (2017-2018) e Arquitetura Residencial em Patos de Minas/MG: difusões modernas (2015-2016). Atuou como monitora das disciplinas Expressão Gráfica I e II, Projeto de Arquitetura I e V durante o período de graduação. Participou do grupo de pesquisa Poéticas da Cidade: um olhar para o espaço urbano através da arquitetura e da arte (2015-2018).

Maristela Moraes de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catariana, Brasil, arqtela.ma@gmail.com

Arquiteta e Urbanista graduada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, no Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora na área de Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Natural de Alegrete, RS, reside na Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Desde 2010 é docente e pesquisadora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, na área de Projeto Arquitetônico. Entre 1998 e 2010 trabalhou na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, onde coordenou a equipe que criou e implantou o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Anteriormente, integrou o quadro de técnicos da Secretaria de Obras do Estado do Rio Grande do Sul - SDO, no setor de Estudos e Projetos. Como profissional liberal, realizou projetos arquitetônicos públicos e privados, no Rio Grande do Sul e na região de Florianópolis. Os interesses de pesquisa e prática, se concentram na área das relações entre arquitetura, pessoas e natureza. Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina, coordena o Grupo de Pesquisa em Arquitetura Ecopoética, sediado no PósARQ/UFSC, em Florianópolis, Santa Catarina - Brasil. 

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

SILVA, G. C. da; ALMEIDA, M. M. de. Intersecciones entre la vivienda y la obra arquitectónica de Heidegger. Revista Jatobá, Goiânia, v. 5, 2023. DOI: 10.5216/revjat.v5.76939. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/76939. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Ensus 2023